Ensino

Iceg realiza aula magna sobre transformação digital

05/03/2020

10:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Lucas Santos e Caroline Simor

Temática foi abordada pela Dra. Regiane Relva Romano. Evento marcou o início das comemorações dos 50 anos da unidade acadêmica

Em 2020, o Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) celebra o seu cinquentenário. Várias ações e atividades estão sendo planejadas para serem executadas durante o ano como forma de comemorar o aniversário da unidade acadêmica. A primeira delas foi a aula magna com a professora Dra. Regiane Relva Romano, que abordou o tema “Transformação digital e o impacto nos negócios”. O evento foi realizado na noite da última quarta-feira, 4 de março, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I, reunindo acadêmicos e professores do Iceg.

Assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Regiane, inicialmente, questionou o público perguntando se a sociedade está preparada para a transformação digital que já é vivenciada, e consequentemente, para as mudanças ocasionadas por ela. “Estamos vivendo em um mundo onde todas as áreas serão impactadas”, comentou.

Destacando também assuntos que fazem parte da transformação digital, como realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, integração de todas as áreas do saber, análise de comportamento, fidelização, entre outros, a docente mencionou que para se obter o sucesso de um negócio é preciso conhecer todos os seus processos e clientes. “Para eu ter um negócio, é necessário possuir um software de gestão altamente eficaz e usar e abusar da tecnologia”, complementou, citando, ainda, que coisas inovadoras cada vez mais fazem parte da vida das pessoas.

Um ano para ser comemorado
A aula magna que deu início as festividades dos 50 anos do Iceg contou com a presença do vice-reitor Administrativo, Dr. Cristiano Cervi, que se sentiu honrado e feliz por fazer parte desse momento especial.  “É um ano muito importante para o Iceg, para a comunidade acadêmica da unidade e para a Universidade. O Instituto de Ciências Extas e Geociências congrega uma diversidade de áreas do conhecimento, e uma quantidade expressiva de cursos de graduação e pós-graduação, bem como de projetos e ações no âmbito da pesquisa, extensão e inovação. É uma unidade de referência para a nossa Instituição. Parabenizamos pela comemoração do cinquentenário e do orgulho de construir ao longo desse tempo uma história tão bonita não só para a comunidade interna, mas para a toda a região”, disse.

Oriundo do Iceg, onde foi acadêmico, professor e diretor durante oito anos, Cervi ressaltou o trabalho da unidade na formação de profissionais qualificados e cidadãos, além da forte relação que o Instituto tem com a comunidade. “Parabenizo a direção, os coordenadores e toda a comunidade acadêmica do Iceg pelo conjunto de ações que foram pensadas e planejadas para serem executadas no decorrer deste ano”, pontuou.

O diretor da unidade acadêmica, Dr. Luiz Marcelo Darroz, relembrou a trajetória do Iceg e enfatizou que o ano de 2020 é muito significativo para o Instituto. “É um ano comemorativo, em que consolidamos uma caminhada tão importante que o Iceg teve, demonstrando todo o nosso diferencial nas áreas que atuamos”, finalizou.

A aula magna foi mediada pelo professor Dr. Roberto Rabello. Outros eventos, como a Jornada Nacional da Matemática e o Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), também integram as comemorações de aniversário do Iceg.

Visita à Reitoria
Na tarde de quarta-feira (4), o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, recebeu a visita da convidada da aula magna, Regiane Relva Romano. O encontro foi acompanhado pelo diretor do Iceg, Dr. Luiz Marcelo Darroz, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), Dr. Rafael Rieder, e pelo professor Dr. Roberto Rabello.