Cultura

Grupo de estudos em literatura reúne estudantes e egressos da UPF

06/08/2018

09:53

Por: Assessoria de Imprensa

Estudantes e egressos da Universidade de Passo Fundo (UPF) estiveram reunidos no sábado (4/08) para discutir o texto "O direito à literatura", de Antonio Candido. A atividade foi organizada pelo grupo de estudos Romance e Sociedade, coordenado pela professora do curso de Letras Dra. Ivania Campigotto Aquino, e ocorreu nas dependências do Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura, Campus I.
 
O grupo de estudos Romance e Sociedade, vinculado ao curso de Letras, visa aproximar estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores das redes pública e privada de ensino, interessados nos estudos, nas obras e contribuições do professor, sociólogo e crítico literário Antonio Candido, no que se refere à relação entre literatura e suas implicações sociais. O objetivo é estimular a pesquisa acadêmica e socializar o conhecimento produzido na Universidade.

Os encontros acontecem no primeiro sábado de cada mês, das 8h30min às 11h30min. A próxima discussão acontecerá no dia 1º/09, com base no texto “Literatura e subdesenvolvimento”, de Antonio Candido.
 
O autor
Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017) foi escritor, crítico literário, sociólogo e professor. Expoente da crítica literária brasileira, suas obras tornam-se base para debate da formação literária nacional, associadas aos estudos de nossa construção sociológica. 

Antonio Candido, ao lado do grupo de amigos intelectuais que revolucionam a crítica brasileira, destacou-se na interdisciplinaridade de seus estudos, evidenciando aspectos da cultura brasileira que se encontram na literatura e são objetos de estudos das ciências sociais.