Geral

Fotografia na odontologia: uma ferramenta dinâmica e versátil

16/05/2022

16:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Planejar tratamentos, registrar resultados e documentar testes são algumas das possibilidades que a fotografia propicia aos cirurgiões-dentistas

Ainda que não seja uma habilidade imediatamente associada à odontologia, entender sobre fotografia auxilia os dentistas em diversas possibilidades. O mestrando do PPGOdonto Ulysses Lenz utiliza algumas delas, tanto na clínica quanto na pesquisa.

Para Ulysses, a importância da fotografia na Odontologia ficou evidente a partir do 5º semestre da graduação, quando começou a atuar em casos clínicos. “Notei que é fundamental documentar o caso inicial do paciente, até para poder demonstrar com clareza os problemas e as possíveis soluções de um tratamento”, conta.

No mestrado, Ulysses tem na fotografia uma aliada para registrar os resultados dos estudos que desenvolve. As imagens demonstram as alterações sofridas por materiais odontológicos em testes de resistência, por exemplo.

A fotografia também favorece a divulgação dos serviços prestados. “Com a ascensão das mídias digitais, é imprescindível a utilização desse recurso para divulgar, com a autorização do paciente, resultados de tratamentos, conhecidos como antes e depois”, relata Ulysses.

O uso da fotografia na Odontologia não é novo, mas o aprimoramento dos equipamentos e técnicas fortalece essa proximidade. Para os acadêmicos de graduação que querem se aperfeiçoar, é disponibilizada a disciplina eletiva de Fotografia e Documentação em Odontologia, com aulas teórico-práticas.

Outras tendências na Odontologia

A fotografia é um dos recursos que podem favorecer a carreira dos dentistas, mas não é o único. O coordenador do curso de Odontologia, Mateus Ericson Flores, cita outras tendências que vêm ganhando importância. “É preciso dominar a informática. No século XXI, muitas tecnologias estão sendo agregadas ao dia a dia da profissão, e eu digo que são de forma irreversível, e a digitalização é uma delas”, descreve.

“Outra tendência são as lupas. Vejo, cada vez mais, dentistas trabalhando com lupas ópticas anexadas aos seus óculos, para fazer uma magnificação. Isso auxilia, por exemplo, na ergonomia do profissional”, conta.