Ensino

Formação para além das quadras

10/08/2021

10:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Equipe de voleibol BSBIOS UPF se consolida como um espaço para realização de sonhos

O esporte, para além de uma ferramenta de movimento e saúde, é um instrumento que permite a realização de sonhos. Na UPF, essa é a realidade vivenciada há 9 anos pela equipe BSBIOS UPF de Voleibol. Com a parceria, que conta também com o apoio da Associação Esportiva Recreativa Voleibol Passo Fundo (AER), dezenas de jogadoras realizaram o sonho de competir em um time de peso e ainda cursar uma graduação. Uma soma de esforços colocando em prática ideais em comum.

Para o técnico da equipe, Gilberto Bellaver, a parceria é um tripé de sucesso, contando com três entidades que atuam distintamente, mas que, pelo esporte, trabalham na mesma direção. “A AER, enquanto uma associação desportiva que faz a gestão e captação dos atletas, a BSBIOS, muito mais do que uma patrocinadora, uma parceira dos objetivos, que vê o projeto como uma formação; e a UPF, que por meio do esporte, mais do que o ensino, atua na realização de sonhos”, frisa.

Neste contexto, o técnico ressalta que diversas atletas já concluíram suas graduações e estão no mercado de trabalho. Ele pontua que o esporte é um complemento à formação acadêmica, uma vez que em quadra ou nos treinos, as jogadoras convivem com a disciplina, a organização e o retorno em tempo real sobre o rendimento. Uma troca que é bastante conhecida em grandes centros educacionais norte-americanos. “É uma parceria que chega muito perto do que os grandes centros norte-americanos fazem, unindo esporte, escolas e uma formação qualificada que fará diferença no mercado de trabalho, fortalecendo aspectos como a tomada de decisões, a liderança, tornando-os profissionais diferenciados”, ressalta.

Para o presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, esse é um dos objetivos pensados ainda no início do projeto. Ele avalia que, com a formação profissional dessas atletas, os resultados fora de quadra também estão se concretizando. “A BSBIOS acredita que o esporte é uma atividade social saudável que promove a aproximação das pessoas, que gera emoção, desenvolve talentos e os sensos de coletividade e responsabilidade. E, é isso que visualizamos no projeto do vôlei, um compromisso com a alta performance que alia o desenvolvimento social e profissional da equipe e das atletas”, salienta o empresário.

Unindo anseios e aprendizados

Egressa do curso de Engenharia Civil, Fernanda Sabbi concluiu a graduação em 2020/2. Ela lembra que o vôlei sempre foi uma paixão e que, ainda nas categorias de

Trabalho em equipe e aprendizado para a vida toda

base do Colégio Notre Dame, conheceu o trabalho comandado por Gilberto, que em 2014 já treinava a equipe da BSBIOS UPF. Quando terminou o ensino médio, recebeu o convite para integrar a equipe e, com isso, ingressar em um curso superior. “O projeto UPF/BSBIOS foi extremamente importante na minha vida. Através do vôlei, que sempre foi uma paixão, tive condições financeiras de cursar a faculdade que escolhi e consequentemente, seguir construindo minha vida profissional. Além disso, as vivências no esporte e o apoio do time foram essenciais em diversas situações durante essa fase de formação”, recorda Fernanda, que hoje atua como Engenheira em Porto Alegre.

Para a egressa, o esporte ensina a gostar de desafios, a ter disciplina na busca de um resultado, a colaborar com as pessoas em prol de um objetivo maior e, principalmente, ser resiliente diante das frustrações. “Tudo isso que acontece na quadra é espelho de situações que acontecem na vida, pessoal e profissional. Por isso, acredito que o esporte tem um papel fundamental na educação”, observa.