Ensino

Formação e trabalho: cursos noturnos são uma opção para quem deseja conciliar ambos

28/06/2022

10:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Egresso de Engenharia Elétrica da UPF, Elias Sgarbossa viu no curso de Agronomia, agora também ofertado no período noturno, uma possibilidade de retornar para segunda graduação

Conciliar estudo e trabalho não é uma tarefa fácil. Visando facilitar o ingresso ao ensino superior e possibilitar a interação do ensino com o profissional, a Universidade de Passo Fundo (UPF), dispõe de uma diversa lista de cursos de graduação no período noturno. 

Desde o Vestibular de Inverno de 2021, o curso de Agronomia é um destes. Já formado em Engenharia Elétrica pela UPF, Elias Sgarbossa não deixou essa oportunidade passar e retornou para a segunda graduação. Já trabalhando com projetos de equipamentos eletrônicos para a agricultura, o egresso decidiu adquirir mais conhecimentos sobre a área para, no futuro, conseguir desenvolver e aplicar iniciativas de formas ainda mais eficientes. 

Além de trabalhar com produtos agrícolas, o engenheiro eletricista é, também, produtor rural. A nova opção de turno foi importante para o reingresso de Sgarbossa, podendo, assim, se dedicar às tarefas diárias. “Isso facilitou muito o início dessa nova graduação. Assim, consigo realizar meu trabalho com engenharia e na lavoura durante o dia e, na parte da noite, me dedicar aos estudos. Além disso, também consigo intercalar cadeiras de diferentes níveis e cursar a quantidade de disciplinas mais adequada para mim”, conta o estudante. 

Para ele, a escolha pela Universidade de Passo Fundo como instituição de ensino para realizar a segunda graduação era óbvia. “Por já conhecer a UPF, saber da estrutura de ponta da Universidade e do curso, decidi retornar. Além disso, também é um grande diferencial poder realizar estágios desde o primeiro semestre”, salienta Sgarbossa, que no semestre atual, 2022/1, experienciou a possibilidade de realizar estágio no Laboratório de Sementes. 

Escolha a sua graduação
 

Além do curso de Agronomia escolhido por Elias, outras 25 graduações presenciais são ofertadas no Vestibular de Inverno 2022. São novidade no período noturno os cursos de Arquitetura e Urbanismo (B), Enfermagem (B), Medicina Veterinária (B), Odontologia (B), Estética e Cosmética (CST), Psicologia (B), Engenharia Elétrica (B) e Engenharia de Computação (B). Conheça todos no site

A UPF oferece ainda quatro opções de curso na modalidade híbrida. Até o dia 29 de julho, estão abertas as inscrições para os cursos de Agronegócio (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Pedagogia (L) e Serviço Social (B). 

Processo seletivo continua
 

As inscrições para o Vestibular de Inverno seguem até dia 27 de julho. Os candidatos podem optar por realizar a prova de redação on-line ou utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UPF disponibiliza os laboratórios de informática da sua estrutura multicampi aos candidatos que desejarem utilizá-los para a realização da prova, mediante agendamento, por meio do e-mail vestibular@upf.br ou do telefone 54 3316-8220. Acesse o site e faça a sua inscrição. 

Ingresso especial
 

Os futuros acadêmicos podem optar ainda pelo Ingresso Especial, e escolher qual das modalidades melhor se encaixa na sua necessidade: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção Simplificada e Disciplina Isolada. Interessados podem se inscrever no site upf.br/ingresso, em Ingresso Especial.