Pesquisa e Inovação

Fertilizante orgânico desenvolvido na UPF entra em fase de testes

13/07/2023

09:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Biochar, desenvolvido pela Universidade em parceria com as empresas Adubos Coxilha e Beifiur Ldta, foi aplicado neste momento em trigo nos campos experimentais da UPF

Conhecido como fertilizante de uva, o Biochar é um produto obtido a partir de resíduos do processamento de uvas, incorporado em adubos químicos, promovendo vantagens na liberação de nutrientes e benefícios a microbiologia do solo. Desenvolvido pela UPF, sob a coordenação do professor Dr. Jeferson Piccin, e em parceria com as empresas Adubos Coxilha e Beifiur Ldta, o fertilizante organo-mineral chegou a sua terceira fase, contemplando a aplicação em cultivares. Os testes iniciaram em trigo, nos campos experimentais da UPF, para avaliação do desempenho.

Intitulado “Imobilização de microrganismos em biochar de resíduos de uva para incorporação em fertilizante npk”, o projeto foi submetido ao edital Techfuturo, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é desenvolver um fertilizante organo-mineral com incorporação de microrganismos promotores de crescimento imobilizados em biochar, estimulando a cadeia regional de produção de alimentos e agroindustrial.

Piccin explica que o plantio faz parte de uma meta do projeto. “É uma das principais, pois através desse experimento será avaliada a eficiência do produto. A partir de agora, vamos avaliar o desenvolvimento da cultura do trigo e promover um dia de campo, próximo a data de colheita, afim de mostrar o desempenho do produto”, observa, ressaltando que será feito o mesmo experimento à campo com a cultura da soja.