Cultura

Exposição de desenhos retrata momentos da pandemia

09/03/2021

11:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Silvia Brugnera

Estudante de Artes Visuais retratou a diversidade das vivências na pandemia dentro da Universidade

Foram longas horas de produção para representar estudantes, funcionários e professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) e os seus desafios para lidar com a realidade da pandemia de coronavírus. Com olhar sensível e talento, a acadêmica de Artes Visuais, Dienifer Risson, colocou no papel as vivências desse período. O resultado desse trabalho é a exposição “A diversidade das vivências na pandemia dentro da Universidade”, que está montada no hall do prédio da Reitoria, no Centro Administrativo. O projeto contou com o auxílio da Comissão de Permanência, do Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e do Observatório da Juventude, Educação e Sociedade.

Os desenhos retratam videochamadas, tão comuns neste período, que mostram cinco personagens e suas realidades por trás das telas. As situações dos desenhos foram baseadas em relatos copilados pela Comissão de Permanência da UPF. “Sei que nesses desenhos não conseguimos englobar todas as realidades, mas pegamos um pouco de cada cenário, característica e dificuldade para que, de alguma forma, consigamos contemplar o maior número de pessoas”, destaca a acadêmica de Artes Visuais, autora dos desenhos, no texto de apresentação da exposição.

Essa é a primeira exposição individual da estudante e, com certeza, marca não só a vida dela, como a de uma comunidade acadêmica inteira, que teve, mais uma vez, que se reinventar. “O intuito dessa exposição é representar todo o esforço e dedicação que cada pessoa vem fazendo dentro da Instituição, que mesmo em um momento atípico, busca das mais diversas maneiras conciliar a sua realidade ao ambiente acadêmico”, ressalta a estudante.