Ingresso

Experiências universitárias que vão além da sala de aula

17/01/2023

10:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Brunah Panosso conta como ser presidente de uma associação atlética ajudou na sua construção como futura profissional

Nem só de estudos se faz uma trajetória acadêmica. Aqui na UPF, a convivência entre os acadêmicos se dá em diferentes espaços, como as associações atléticas, por exemplo. A Brunah Panosso é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e atual presidente Associação Atlética de Arquitetura e Engenharias de Passo Fundo, conhecida carinhosamente como Java. Ao todo, são 183 associados, todos acadêmicos dos cursos vinculados ao Instituto de Tecnologia (Itec) da Instituição. 

A relação da Brunah com o Java começou ainda durante a pandemia e quando convidada para ser presidente, aceitou o desafio. A acadêmica compartilha a gestão com outros 21 colegas e para ela é uma das coisas que a motiva a estar na faculdade. “A Atlética me ajuda muito a me construir como profissional. Sempre fui muito tímida e a Atlética me estimula a fazer amizades, conhecer pessoas. Me ajudou muito no meu trabalho e me ensina a trabalhar em equipe. Noto que eu consigo ajudar as pessoas a se integrarem, conversar, e isso aprendi na Atlética”, conta. 

No Java, os associados treinam nas segundas e terças-feiras diferentes esportes, como vôlei, handebol, futebol, basquete e atletismo. O objetivo é participar de campeonatos estudantis promovidos ao longo do ano. A atlética conta ainda com uma bateria e uma equipe de líderes de torcida, que ajudam na torcida. Mas o grupo também promove ações sociais, além de eventos e festas para arcar com alguns custos, como pagamento de treinadores e marketing. “A bagunça é uma coisa séria de ajudar, arrecadar dinheiro”, brinca a presidente que garante que tanto a atlética quanto o próprio Campus da Universidade fazem ela se sentir em casa. “Estar dentro da UPF e na atlética é uma coisa incrível, a gente se diverte, se sente bem. Não trocaria esse aconchego. A Universidade não é só de estudos, mas é algo divertido também”, complementa. 

O que são atléticas?

As Associações Atléticas são entidades estudantis, sem fins lucrativos, que propiciam aos acadêmicos praticarem e competirem em diferentes modalidades esportivas no cenário universitário. Em resumo, uma atlética é um espaço onde os estudantes podem promover a integração, seu desenvolvimento enquanto alunos e também atletas, além de ter um momento de lazer em meio à rotina corrida na Universidade. Na UPF, atualmente, são cerca de 12 atléticas.

Inscrições abertas

Quer, assim como Brunah, realizar a sua graduação em uma das melhores Universidades do mundo? O processo seletivo para ingresso em 2023 segue aberto. Os interessados podem optar por um dos mais de 50 cursos disponibilizados pela UPF. Pelo Vestibular, são duas formas de ingresso: prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem. No total, mais de 5 mil candidatos já se inscreveram para o Vestibular de Verão 2023.

Também é possível retomar a trajetória acadêmica por meio do Ingresso Especial. São, ao todo, cinco modalidades: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção Simplificada e Disciplina Isolada. Mais detalhes no site upf.br/ingresso.