Ingresso

Clínicas de atendimento da UPF: conhecimento que beneficia a todos

16/02/2024

12:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa

Acadêmicos da área da saúde prestam os mais diversos serviços à comunidade

É sabido que a prática é importante para qualquer curso de graduação, aliando os conhecimentos teóricos às atividades ocupacionais de fato. E nos cursos da área da saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) não seria diferente, já que os profissionais formados pela instituição saem preparados para atuar no mercado de trabalho e atender pacientes em inúmeras especialidades de forma eficiente e humanizada.

Para isso, a UPF conta com muitos espaços de prática acadêmica que, ao mesmo tempo, prestam atendimentos à comunidade em geral. São clínicas e laboratórios vinculados ao Instituto da Saúde (IS/UPF) que prestam serviços como exames, consultas e acompanhamentos. Confira cada um dos espaços:

Laboratório de Análises Clínicas Escola - LABE
Ligado ao curso de Farmácia, o LABE realiza diversos tipos de exames laboratoriais, como de sangue, urina e fezes para a população, abrangendo desde o público interno da Universidade até a comunidade em geral. A prática dos acadêmicos no laboratório diferencia o curso de Farmácia da UPF, já que os estudantes podem atuar nas análises clínicas, uma das áreas em que um profissional farmacêutico pode trabalhar.
O LABE fica localizado no Campus I da UPF, no prédio I6.

Clínica Escola de Fisioterapia
A clínica do curso de Fisioterapia presta atendimentos fisioterápicos de diversos tipos, como ortopédico, traumatológico, reumatológico, geriátrico, entre outros, os quais abrangem públicos das mais variadas idades. No local, os estudantes podem experimentar estas especialidades e aprimorar a sua formação, direcionando-os para o mercado de trabalho.
A Clínica Escola de Fisioterapia fica localizada no Campus I da UPF, no prédio A12.

Clínica Odontológica
Os estudantes do curso de Odontologia podem atuar na clínica, atendendo pacientes que necessitam de tratamentos em periodontia, dentística, exodontia, implantes, cirurgias e demais casos. Conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que desde 2018 presta atendimentos de forma gratuita para pacientes encaminhados pela rede pública de saúde.
A Clínica Odontológica fica localizada no Campus I da UPF, no prédio A7.

Clínica Integrada de Psicologia
A psicologia também é uma das áreas de atendimento aqui na UPF, mais especificamente por meio da Clínica Integrada. Em uma estrutura qualificada para os serviços, os acadêmicos do curso podem realizar o acompanhamento clínico de pacientes através de psicoterapias para avaliação inicial e psicodiagnóstico. Os atendimentos têm por objetivo, além da prática profissional, promover a qualidade de vida da população por meio da saúde mental.
A Clínica de Psicologia fica localizada no Campus I da UPF, no prédio I5.

Clínica Escola de Fonoaudiologia
Vinculado ao curso de Fonoaudiologia, a clínica conta com a participação dos acadêmicos no atendimento de pacientes em duas principais frentes: os exames auditivos, como audiometria e imitanciometria, assim como as terapias fonoaudiológicas para tratar distúrbios de comunicação oral e escrita, por exemplo. Por meio dessas práticas, os estudantes vivenciam a fonoaudiologia no seu campo de atuação desde os primeiros semestres do curso.
A Clínica de Fonoaudiologia fica no Campus I da UPF, no prédio I7.

Clínica Integrada de Nutrição
E a área da nutrição também é destaque nos atendimentos prestados à comunidade. Na Clínica Integrada, sob supervisão de professores e profissionais da Universidade, os alunos do curso realizam avaliações e orientações nutricionais, além de planos de reeducação alimentar e prescrições dietoterápicas para públicos dos mais diversos tipos e idades.
A Clínica Integrada de Nutrição fica localizada no Campus I da UPF, no prédio I5.

Clínica de Estética e Cosmética
Por fim, outro local de prestação de serviços e atuação acadêmica é a clínica do curso de Estética e Cosmética. Dentre os atendimentos realizados, destacam-se massagens corporais relaxantes, modeladoras e terapêuticas, limpezas de pele e tratamentos faciais, além de procedimentos capilares, como hidratação e coloração. Por meio de todas essas técnicas, os estudantes do curso podem experimentar as áreas de atuação da profissão e direcionar sua carreira no mercado de trabalho.
A Clínica de Estética e Cosmética fica localizada no Campus I da UPF, no prédio B3.

Por que estudar na UPF

A UPF é sinônimo de excelência no ensino superior. A Instituição é conceito máximo (nota 5) no Mec, e está em 12º no ranking das melhores universidades privadas do Brasil. No RS, a UPF é a 9° melhor universidade e a 4° melhor entre todas as instituições privadas, de acordo com o levantamento RUF 2023.

Além da qualidade no ensino, você também pode ser beneficiado por uma bolsa ou financiamento dos seus estudos. Conheça todas as opções de bolsas, descontos, financiamentos e convênios clicando aqui.

Formas de ingressar na UPF

O período de ingresso nos cursos de graduação da UPF está aberto, e você pode escolher a opção mais adequada para você:

Prova de redação online
Realize a sua inscrição pelo site upf.br/ingresso, siga as orientações e faça a prova de redação onde e quando preferir.  A Universidade disponibiliza gratuitamente seus laboratórios de informática aos candidatos que preferirem realizar a prova na estrutura da UPF; para isso, é necessário agendar a utilização pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.

Nota de redação do Enem
Podem ser aproveitadas as notas da redação do Enem a partir de 2010. A inscrição também deve ser realizada pelo site upf.br/ingresso, e o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Transferência, reingresso, reabertura de matrícula e seleção simplificada
Quem já começou um curso superior, na UPF ou em outra instituição, e quer retomar a mesma graduação ou ingressar em uma nova área, pode ser aluno UPF via ingresso especial. Ao optar pelo ingresso especial, o estudante garante 50% de desconto na matrícula, além de outras possibilidades de descontos nas mensalidades. Acesse upf.br/ingresso e confira mais detalhes.

Ainda tem dúvidas?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual área deseja seguir ou quer conhecer mais a estrutura da Universidade de Passo Fundo, fale com a Sofia pelo WhatsApp (54) 9 8432-7194 ou clique aqui para ser direcionado na conversa.

Com o atendimento online, você pode conhecer mais sobre a grade curricular, os professores e, se quiser uma imersão completa, tem a possibilidade de agendar uma visita presencial nos cursos, conhecendo as salas de aulas, os laboratórios e o campus da UPF.