Pesquisa e Inovação

Experiências e desenvolvimento tecnológico pautam visita à Estônia

14/11/2019

15:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alexandre Elmi/Secom

Em visita junto a uma comitiva do Governo do Estado, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação segue conhecendo realidades e apresentando ações da UPF

Realizando uma série de reuniões e visitas na Estônia, Suécia e Israel, o professor Dr. Antônio Thomé, vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, integra a comitiva do Governo do Rio Grande do Sul que participa de uma série de agendas para tratar de desenvolvimento e tecnologia. Na primeira parada, na Estônia, os participantes visitaram empresas, projetos e espaços que mostram um ecossistema de estímulo à inovação no país. Ao todo, estão previstas 27 agendas de trabalho durante a viagem.

Segundo o professor Dr. Antônio Thomé, ao longo dos três dias de visita à Estônia, foi possível perceber o quanto foi feito em 30 anos de investimentos na área da educação e tecnologia. “A Estônia mostrou que é possível, em 30 anos, se tornar um país diferente, totalmente digital. Hoje, não existem mais cartórios, os moradores têm um número que serve para tudo, desde registrar nascimento, até ir para a faculdade ou pagar impostos, ou seja, qualquer coisa é feita pelo sistema eletrônico, tornando-os referência em termos de qualidade e eficiência”, destacou.

Thomé destaca que, para o avanço, o país investiu fortemente na educação, principalmente na área da Tecnologia da Informação (TI). Nesse sentido, governo e instituições de ensino atuaram e atuam de forma conjunta. “O que ficou claro é que as instituições de ensino deram início ao processo, mas hoje, o sistema segue em paralelo, já sem a necessidade das instituições. Existe uma forte ligação do governo com as instituições privadas. O governo financia todos os trabalhos que são feitos, terceirizando, identificando projetos e ações estratégicas, abrindo editais e chamando a participação para que esse produto seja entregue, de forma integrada com os demais produtos”, esclareceu, destacando que hoje o país precisa buscar profissionais de fora, pois já não forma profissionais suficientes para atender à demanda.

De acordo com o vice-reitor, a tecnologia produzida atualmente pelo país está presente em 128 países. Ele ressalta que, em termos de universidades, a Estônia segue investindo em startups, sendo referência na área com o nascimento de empresas como, por exemplo, a Skype. “Embora privadas, as empresas têm o apoio do governo. Foram três dias bem produtivos e, sem dúvida, vamos tentar implementar algumas experiências para nossa região, no UPF Parque e com as Cidades Educadoras, visando transformar a Universidade em um espaço cada vez mais digital, colocando em prática um desejo de toda a Reitoria”, informou.

Atividades da equipe
A primeira agenda do dia foi na e-Governance Academy (eGA), um centro de promoção de governança digital da Estônia que incentiva soluções tanto para o setor público quanto para o privado, além de promover a integração entre eles. A forma como a Estônia mistura tecnologia à sociedade e à vida cotidiana é chamada por eles de e-way of life. Arvo Ott, diretor executivo da eGA, apresentou aos participantes detalhes da estratégia que tornou o pequeno país báltico referência global em inovação. “Em relação à tecnologia, países pequenos e grandes não são diferentes. Em países pequenos, é mais fácil promover as mudanças necessárias”, explicou.

À tarde, a agenda se iniciou na e-Estonia Briefing Center, onde um dos consultores, Tobias Koch, apresentou à comitiva brasileira os motivos que levaram a Estônia a investir no digital. O primeiro dia terminou com uma visita oficial ao parlamento da Estônia, na qual foram discutidas formas de promover parcerias para desenvolver a base legal de regulação para um ecossistema inovador.

Já nesta quarta-feira, 13, o grupo esteve, pela manhã, no Tehnopol, um parque tecnológico desenvolvido pelo governo do país, pela cidade de Tallinn e pela TalTech (Universidade Técnica de Tallinn). À tarde, os representes participaram de um encontro na Ülemiste Tecnópolis, com empresas estonianas em busca de parcerias no Brasil. Até 21 de novembro, o grupo vai passar ainda por Suécia e Israel. 

Também no último dia de visita, o estado assinou um memorando de entendimento com a e-Governance Academy (eGA, a Academia de Governança Digital) da Estônia. O ato de assinatura completou a visita de três dias dos integrantes da missão governamental e empresarial do Rio Grande do Sul ao país báltico.

Pelo memorando, o RS e a Estônia se comprometeram a desenvolver parcerias para trocar informações a respeito de políticas de inovação e qualificação da governança digital. Além de visitas recíprocas, firmou-se o compromisso de promover ações de treinamento, participação em pesquisas científicas e aproximação com empresas de tecnologia e informação.

Além de integrantes do Governo do estado, de empresários e do vice-reitor da UPF, participam das agendas da missão representantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional RS (Assespro-RS).