Fundação UPF

Ex-professor da FO/UPF é homenageado pelos 45 anos de atuação

18/03/2022

17:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Professor Dr. Antonio Augusto Pretto, in memorian, agora nomeia Troféu dedicado ao destaque científico dentro da odontologia

A trajetória de décadas de trabalho em prol da saúde odontológica e educação fez com que o Dr. Antonio Augusto Pretto, in memorian, se tornasse referência na região e no estado. Primeiro egresso a se tornar diretor da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade de Passo Fundo, também exerceu cargos de professor, coordenador de curso e conselheiro administrativo. Ao todo, foram 45 anos de atuação dedicados ao ensino e formação de profissionais na área de Odontologia.

Para homenageá-lo, o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS), realizou uma solenidade no Auditório da FO nesta quinta-feira, 17 de março. Durante o ato, o presidente do CRO-RS, Nelson Freitas Eguia, anunciou, ainda, a nova distinção para profissionais da Odontologia que levará o nome do homenageado. O Troféu Antônio Augusto Pretto foi idealizado pelas Uniodontos do Estado, e será dedicado aos profissionais de destaque científico dentro da Odontologia.

Colega de profissão, o presidente do CRO-RS expressou alegria e prazer em fazer parte deste momento. “Tenho certeza que ele deixou um legado em todos que estão aqui essa noite, um carinho enorme em cada um também. Para muitos, ele era apenas Toninho. É uma justa homenagem a esse colega que foi referência, uma pessoa que por onde passou deixou amigos e histórias para contar. Um profissional exemplar e ímpar, sempre buscando mais e levando seu conhecimento para aqueles que o cercavam. É uma alegria imensa estar aqui hoje para esse momento!”, aponta Eguia. 

Evento contou com participação de colegas, amigos e familiares

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, também esteve presente no evento. Durante a solenidade, fez questão de apontar a satisfação de ter tido a companhia do homenageado em sua trajetória. “É uma bela trajetória que em momentos se conectou com a minha. É a partir de sonhos e ideias como as do professor. Dr. Antônio Pretto que nossa Instituição, em seus 52 anos de história, foi abrindo caminhos que levam o desenvolvimento humano e social para toda a nossa região. Temos muito orgulho de estarmos pelo mundo, mas principalmente aqui, desenvolvendo todo o campo de saúde. Hoje celebramos a vida e o trabalho desta pessoa que foi importante para a formação e ensino de muitos odontológicos”, frisou.