Ensino

Estudantes conhecem Lely Astronaut, robô que realiza a ordenha robotizada

02/12/2019

11:35

Por: Assessoria de Imprensa

Os estudantes do curso de Gestão de Agronegócio visitaram neste sábado (30) a propriedade de Ezequiel Nólio, que realiza a ordenha robotizada por meio do robô Lely Astronaut. A fazenda, localizada em Paraí (RS), realiza a ordenha dessa maneira desde 2015.

Acompanhados das professoras Me. Andrea Polidori, Me. Juliana Birkan Azevedo e Me. Valquíria Paza, os estudantes presenciaram todo o processo da ordenha robotizada, que é de fluxo contínuo, e conheceram as planilhas de controle fornecidas pelo sistema e toda a gestão da propriedade. 

De acordo com a professora Juliana, o Tambo Nólio foi pioneiro da marca holandesa Lely no Brasil e o primeiro robô de ordenha a funcionar no estado. “Além de aumentar a qualidade de vida da família, que agora não enfrenta mais problemas com a falta de mão de obra, o robô também permite tratar cada animal a partir de suas necessidades específicas”, destaca, ressaltando que, hoje, a propriedade conta com dois robôs. Ainda segundo ela, todos os animais são cadastrados no sistema, que recebe os dados da ordenha, a temperatura do leite, os índices e as alterações.