Jornada

Escritores resgatarão memórias, histórias e curiosidades da Jornada Nacional de Literatura

07/10/2021

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande/Arquivo UPF

Programação especial em homenagem aos 40 anos das Jornadas Literárias ocorre nos dias 26, 27 e 28 de outubro

Nestas quatro décadas de história, quase mil escritores e cerca
de 270 mil pessoas prestigiaram as Jornadas Literárias de Passo Fundo

Em 2021, uma das maiores movimentações literárias da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, completa 40 anos de história. Para homenagear essas quatro décadas de incentivo à formação de leitores, encontros com escritores ligados à trajetória das Jornadas Literárias, que também abrange a Jornadinha Nacional de Literatura, resgatarão memórias, histórias e curiosidades deste importante evento literário brasileiro. A programação será por meio de lives nos dias 26, 27 e 28 de outubro.  

Nestas quatro décadas de história, quase mil escritores e cerca de 270 mil pessoas prestigiaram as Jornadas Literárias de Passo Fundo, que é a Capital Nacional de Literatura. Alguns desses autores, que estiveram presentes em diferentes momentos da Jornada Nacional, estão confirmados para o evento comemorativo, em outubro: Alckmar Luiz dos Santos, Cíntia Moscovich, Ferréz, Elisa Lucinda, Flávio Carneiro, Julián Fuks, Luciana Savaget, Luís Augusto Fischer, Maria Esther Maciel, Marina Colasanti, Ricardo Azeredo e Roger Mello.

Marina Colasanti, na edição de 2017
da Jornada Nacional de Literatura

A premiada escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição da Jornada, em 1985. Ela estará na live do primeiro dia da programação das homenagens, no dia 26 de outubro. “Já não sei quantas vezes participei da Jornada de Literatura. O que sei é que a prateleira superior da minha estante exibe muitos troféus com que os autores eram presenteados na cerimônia de encerramento. Isso, somando os meus e os do meu marido Affonso Romano de Sant’Anna”, comenta a escritora, fazendo referência ao seu marido, que também é um grande escritor brasileiro e esteve em muitas edições da Jornada. 

Marina lembra da emoção de participar das Jornadas e da energia do público. “Lembro perfeitamente quando a professora Tania Rösing, idealizadora da Jornada, criou a tenda de circo. Que frio naquela tenda! E quanto calor humano na plateia. E que alegria quando a lona se multiplicou, colorida, nas pequenas tendas da Jornadinha. Era sempre um prazer suplementar ver as crianças, com a mochila da mesma cor da tenda, encaminhando-se para a leitura de literatura que dali para a frente, marcaria suas vidas. Por isso só posso exclamar: longa vida à Jornada de Passo Fundo”, declara a escritora. 

As lives são gratuitas e serão transmitidas pelo canal do Youtube da UPF Online. Para aqueles que têm interesse na certificação de participação, basta se inscrever no site www.upf.br/jornada40anos. As atividades são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo com patrocínio da Corsan, apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e Sesc como parceiro cultural. 

Programação

26 de outubro de 2021

- 19h (Abertura) - Jornada: memória lida (vídeo) 

- 19h30min às 20h30min - Leitura em qualquer socie(i)dade 
Flávio Carneiro
Luciana Savaget
Mediação: Patricia Valeiro

- 20h30min às 21h30min - Leitores, a sociedade dos sonhadores vivos
Roger Mello
Marina Colasanti

 27 de outubro de 2021

- 19h (Abertura) - Jornada: memória lida - Leitor(a)s desde as primeiras edições (vídeo) 

- 19h30min às 20h30min - Ocupações físicas e digitais: a literatura tem 
Julián Fuks
Alckmar Luiz dos Santos
Mediação: Claudia Toldo

- 20h30min às 21h30min - Leituras por aqui no Sul 
Cíntia Moscovich
Luís Augusto Fischer
Mediação: Ivania Aquino

28 de outubro de 2021

- 19h (Abertura) - Jornada: memória lida (vídeo) 

- 19h30min às 20h30min - Vozes e pertencimento: a literatura tem?
Elisa Lucinda
Ferréz 
Mediação: Francisco Fianco

 - 20h30min às 21h30min - Leitores livres, seres comuns 
Ricardo Azevedo
Maria Esther Maciel
Mediação: Gerson Trombetta