Ensino

Equipamento que espalha calcário é testado no Cepagro

04/06/2021

11:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária da Universidade de Passo Fundo (Cepagro/UPF) segue desenvolvendo atividades em parceria com empresas. Na última terça-feira, 1º de junho, representantes da Stara e Diplan realizaram testes na área com o equipamento Bruttus 12.000, que visa minimizar os impactos de perda de produto do calcário e potencializar a precisão nas aplicações.

Segundo o coordenador do Cepagro, professor Dr. Fernando Pilotto, a ação possibilitou aos acadêmicos ter conhecimento e um melhor aprendizado ao ver a máquina funcionando na prática. “Por meio das parcerias, o Centro contribui com o ensino dos estudantes de graduação e pós-graduação e com o desenvolvimento da comunidade”, relata.

De acordo com a engenheira agrônoma Larissa Barden Meira, que atua no setor de Marketing de Produto da Stara, o equipamento distribui calcário como função prioritária, sendo também um distribuidor por gravidade, o que é o seu diferencial. “Os testes realizados no Cepagro envolveram o coeficiente de variação da distribuição, ou seja, a eficiência dessa distribuição”, comenta, enfatizando a importância de as empresas estarem dentro da UPF e de contar com o seu apoio.  “É um momento que temos para testar nossos equipamentos. Por exemplo, no plantio testamos a taxa variável de sementes. No manejo pré-plantio, fizemos testes com o equipamento Fox, que é um escarificador. Assim como conseguimos testá-los, conseguimos repassar estas informações para os alunos”, complementa.

O diretor da Diplan, Jonas Manica, destaca que o trabalho apresenta as novas tecnologias que vem agregar com o conhecimento dos estudantes do curso de Agronomia. “Isto capacita-os para o mercado de trabalho e permite que eles conheçam essas novas tecnologias que estão no mundo do agro para possibilitar uma maior rentabilidade das atividades”, pontua.