Universidade

Ensino bilíngue: UPF e Maple Bear firmam convênio

06/12/2022

11:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Parceria visa desenvolver projetos e ações de ensino e extensão interinstitucional

Comprometida com o ensino de qualidade em diversas áreas do conhecimento, a Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência na formação de professores, especialmente por meio de seus cursos de licenciaturas, com impacto na educação básica de toda a região. Buscando desenvolver novos projetos e ações de ensino e extensão interinstitucional no campo da educação, a UPF e a escola Maple Bear Passo Fundo firmaram convênio de cooperação, na última sexta-feira, 2 de dezembro. A assinatura do convênio foi realizada pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e pelo proprietário da escola, Márcio Diniz Daniel.

Com origem canadense, a Maple Bear é focada no ensino bilíngue do inglês e português. A parceria com a UPF visa, justamente, contribuir com a formação de novos professores com foco no ensino bilíngue. “É com alegria que seremos parceiros desse trabalho da escola que é muito inovadora. A Universidade, como uma instituição que há mais de cinco décadas trabalha com formação de professores, também compreende a importância de estimular o aprendizado da língua estrangeira não apenas no curso de Letras, mas nas demais licenciaturas, como Matemática, Pedagogia, entre outras”, disse a reitora, destacando que esse é um momento importante para Passo Fundo.

“Precisamos qualificar o ensino olhando para várias dimensões, como a da língua estrangeira, a dimensão da globalização, pensando no sujeito que se constrói para uma cidadania global. Vivemos em um mundo globalizado, onde os países e as pessoas se conectam, e nossas crianças, nossos jovens, nossos empresários, nossas instituições precisam se inserir neste contexto. Então, é muito importante que possamos fazer essa parceria. Que seja uma iniciativa que estimule a própria Universidade e as outras escolas ao desenvolvimento não só de um novo idioma, mas da cultura que o acompanha quando a gente começa a transcender as fronteiras”, destacou a reitora.

O proprietário e idealizador da Maple Bear Passo Fundo, Márcio Diniz Daniel, mencionou a importância da formação de professores qualificados para atuarem na escola. “Ficamos muito felizes em estabelecer uma relação de parceria com a maior instituição de ensino da região. Por meio das licenciaturas, a UPF pode fomentar o ensino, já que precisamos de pessoas e profissionais qualificados que possam atender à demanda da nossa escola. Acreditamos que a educação é a base de tudo, então, agradecemos muito à UPF por confiar na nossa escola, que está recém iniciando, e acreditar na nossa proposta”, pontuou Márcio. 

Entre as atividades previstas estão a oferta de cursos de língua inglesa; de curso de extensão para a formação complementar em Educação Bilíngue; de curso de extensão em Pedagogia para Educação Bilíngue aos colaboradores da Maple Bear Passo Fundo, entre outras.