Ensino

Engenharia de Produção da UPF se prepara para competição nacional

23/05/2019

15:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Equipe participará do Desafio Nacional Lean Simulation em nova categoria, que utiliza o software de simulação FlexSim

O curso de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) participará, neste ano, das categorias FlexSim e Lean Board Game, dentro do Desafio Nacional Lean Simulation. A submissão de trabalhos ocorre até o dia 29 de julho e a divulgação do vencedor acontece no dia 6 de setembro. 

Segundo o professor orientador, Me. Anderson Hoose, o curso da Engenharia de Produção estará competindo com uma equipe de cinco alunos, que estão realizando um trabalho simultâneo abrangendo o uso do Software FlexSim e do Lean Board Game. “O Lean Board Game é a modalidade de competição na qual a UPF é a Instituição mais premiada nacionalmente. Agora, estamos partindo para uma nova categoria dentro do Desafio Nacional, que é a categoria com o uso do FlexSim, na qual, neste ano, estaremos participando pela primeira vez”. 

O FlexSim é um software que trabalha com a modelagem e a simulação 3D, abrangendo os mais diversos ambientes produtivos e do setor de serviços, sendo possível realizar análise de simulação de eventos discretos e simulação contínua. Ainda, por ter sua estrutura aberta e por ser desenvolvido com programação orientada a objeto, permite que se incorpore, facilmente, a simulação baseada em agentes.

A participação no Desafio Nacional faz parte das atividades de ensino desenvolvidas pelo Laboratório de Sistemas Produtivos e que buscam sempre conciliar a teoria com a prática. 

Além de participar do Desafio Nacional, os cases submetidos também são trabalhados em sala de aula, dentro dos conteúdos das disciplinas, contribuindo para o aprendizado dos acadêmicos.