Cultura

Encontro virtual discute a situação dos museus durante a pandemia

04/09/2020

18:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Pesquisa sobre a atuação dos museus durante a pandemia da Covid-19 foi apresentada durante encontro dos museus da 3ª Região Museológica do RS

Representantes dos museus da 3ª Região Museológica do Rio Grande do Sul (RS), reuniram-se para terceira reunião do ano. O encontro ocorreu de forma on-line, aonde foi apresentada primeiramente os resultados da pesquisa sobre o “Mapeamento dos Museus do Rio Grande do Sul - O Impacto da Covid-19 nos Museus do Rio Grande do Sul”.

Os dados foram apresentados pela professora do curso de Museologia da UFRGS e membro do “Grupo de Trabalho Museus RS”, Ana Celina Figueira. A pesquisa é realizada pelo GT Museus RS e disponibilizada por meio do Sistema Estadual de Museus RS/Sedac. Dos 383 museus cadastrados no SEM/RS, 80 museus preencheram o formulário disponibilizado pelos meios eletrônicos e redes sociais, entre maio e junho deste ano.

Pesquisa

A pesquisa destacou que 86,3% desses museus permaneceram fechados durante esse período da pandemia da Covid-19, 11,3% ficaram aberto com horário reduzido e 2,4% não fecharam. Destacou-se que 70% dos museus realizaram atividades virtuais, mantendo a conexão com seus públicos, e 30% não realizaram nenhuma atividade.

A reabertura estava sendo planejada por 65% dos museus, ainda numa expectativa de que o isolamento não fosse prorrogado por tanto tempo e seguindo recomendações dos órgãos ao qual estão vinculados. “A pesquisa também contemplou informações institucionais que ainda não foram analisadas, essa parte trará um panorama da situação dos museus do RS para o estado direcionar políticas públicas para a área”, explicou a coordenadora do SEM/RS, Carine Duarte, também presente na reunião.

No momento, a pesquisa conta com a participação de 102 museus e permanecerá disponível pelo link https://forms.gle/gAu5qnreqPzarYJZ9 até o mês de dezembro de 2020. O objetivo é de atingir o máximo possível dos museus do RS.

Na sequência, foi dialogado sobre a criação de um logo para a região e a criação de um endereço no Facebook, para contribuir na divulgação dos museus e de suas atividades. Também, trocou-se informações sobre os cuidados que os museus públicos precisam ter em suas divulgações, devido ao período eleitoral.

Conferência Estadual de Cultura RS 2020

Ao fim do encontro, a coordenadora da região que também atua como responsável técnica do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar/UPF), Flávia Biondo da Silva, convidou a todos para participarem e contribuírem na divulgação do 2º Ciclo da 5ª Conferência Estadual de Cultura RS 2020. Com a temática “Lei Aldir Blanc na prática”, o evento acontecerá em 9 encontros virtuais, iniciando na 9ª Região Funcional – Norte/Serra do Botucaraí/Alto Uruguai – no dia 8 de setembro de 2020, ás 9h. Os participantes poderão assistir e interagir, fazendo perguntas pelo chat, no Facebook.com/rs.sedac.

Membros do Colegiado Setorial de Museus RS também participaram da reunião, além dos representantes dos seguintes museus da 3ªRM: Museu Municipal João Modtkowski/Aurea; Museu Olivio Otto /Carazinho; Museu Regional do Alto Uruguai - MURAU /URI Erechim; Museu Municipal Theobaldo Becker/Ibirubá; Museu Municipal Olindo Feldkircher/Selbach; Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo/Soledade; Museu Boa Esperança/Colorado; e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi – Muzar/ICB/UPF Passo Fundo.