Pesquisa e Inovação

Encerrada a 1ª edição da Especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano

19/09/2018

10:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de setembro, foram realizados os Seminários de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da primeira edição da Especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). As atividades marcaram o encerramento do curso que ocorreu no período de 2017/1 a 2018/2 e é uma iniciativa da Faculdade de Educação (Faed), por meio do curso de Serviço Social, em diálogo com o Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH).
 
Conforme a coordenadora do curso, professora Me. Lizandra Hoffman Passamani, os dois dias de seminário foram importantes momentos de realização de sínteses acerca dos conhecimentos construídos ao longo do curso sobre questões que cercam o processo de envelhecimento humano, bem como a velhice. “Não temos dúvidas do quanto a questão do envelhecimento tem se tornado uma preocupação emergente, uma vez que traz no seu bojo grandes desafios à profissionais dos mais diversos campos do conhecimento, ao se inserirem nos espaços voltados ao atendimento, cuidado e proteção social da população idosa e famílias. Para além de compreender o significado social do envelhecer e da velhice, é necessário vislumbrar formas potentes de pensar e fazer práticas de cuidado que, articuladas às políticas sociais públicas, garantam a proteção social e a dignidade humana desse segmento”, ressaltou.

Em consonância com a proposta de formação interdisciplinar, acadêmicos das diversas áreas do conhecimento apresentaram seus estudos que revelaram a complexidade das questões que envolvem a temática do envelhecimento. Dentre os temas abordados nos TCCs, destacam-se: a violência, a exclusão social, a saúde do idoso e do cuidador, a educação gerontológica, a sexualidade e o envelhecimento humano, o processo de institucionalização da pessoa idosa e projetos sociais com propostas de intervenção no campo das políticas sociais de saúde e assistência social.

Sobre o curso
A Especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano se funda numa perspectiva interdisciplinar e, assim, propõe que profissionais de distintas áreas do saber reflitam acerca de conceitos como família, políticas de proteção, cuidado e interdisciplinaridade, com vistas à construção de novas formas de pensar e construir processos de cuidado, sobretudo ao compreender que os sujeitos são, na sua essência, sujeitos provedores e receptores de cuidado. O curso objetiva formar especialistas, em nível de pós-graduação lato sensu, para o trabalho com o público idoso e famílias, com vistas à promoção de práticas de cuidado orientadas por uma perspectiva de trabalho integral e interdisciplinar, pautada na lógica dos direitos e na dignidade humana.

A formação é voltada para as mais diversas áreas, como Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e demais áreas interessadas que atuem ou possuem interesse em atuar com o segmento idoso em setores do Estado, mercado ou sociedade civil. Mais informações sobre a Especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano podem ser consultadas pelo e-mail faedpos@upf.br.