Pesquisa e Inovação

Educar pela Pesquisa: proposta desenvolvida na UPF convida estudantes a desvendar os fenômenos da ciência

21/01/2026

15:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, Altair José Fontana transformou as aulas do 1º ano do Ensino Médio em momentos dinâmicos e significativos

A pesquisa como ferramenta de transformação na educação. Foi a partir desse propósito que Altair José Fontana escolheu a Universidade de Passo Fundo (UPF) para realizar seu doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Com formação em Ciências, Matemática e Física, Altair encontrou na UPF uma proposta acadêmica sólida, comprometida com a qualidade e com a excelência na formação de pesquisadores.

A pesquisa desenvolvida por Altair teve suas atividades pautadas na proposta de Educar pela Pesquisa, incentivando estudantes do 1º do Ensino Médio a investigar, experimentar e construir o conhecimento de forma ativa dentro da sala de aula. Aplicada em uma escola pública de Santa Catarina, a proposta despertou a curiosidade dos alunos, fortaleceu a participação em grupo e tornou as aulas mais dinâmicas e significativas. “Esse ambiente, sustentado pela argumentação e pelo sentimento de pertencimento, contribuiu para a reconstrução do conhecimento e para a formação de sujeitos autônomos, competentes e capazes de comunicar os resultados de suas pesquisas”, explica o pesquisador.

Entre os resultados da pesquisa, Altair pode concluir que as práticas propostas aos estudantes desafiaram e estimularam sua imaginação, tornando as aulas mais interessantes e atrativas, além de despertar a curiosidade para investigar e desvendar os fenômenos da ciência. Ao estimular o pensamento crítico desde cedo, Altair defende que sua pesquisa contribui para a formação de estudantes mais questionadores, preparados para atuar de forma consciente na sociedade. “Ao possibilitar aos alunos aulas embasadas na pesquisa e na investigação, instigamos sua curiosidade e os incentivamos a buscar conhecimentos que vão além do senso comum”, acrescenta.

Ainda conforme o doutor em Ensino de Ciências e Matemática, essa abordagem favorece o desenvolvimento de habilidades que tornam os estudantes sujeitos inquietos diante do que lhes é apresentado como verdade absoluta, estimulando a capacidade de questionar e refletir criticamente sobre os fatos. “Assim, esses estudantes tendem a impactar a sociedade de forma mais incisiva e atuante, contribuindo para a construção de novas perspectivas em seus contextos familiares e, futuramente, como cidadãos no mercado de trabalho”, completa

Doutorado como realização de projeto de vida

Mais do que um título acadêmico, o doutorado representou para Altair a realização de um projeto de vida e a ampliação de possibilidades profissionais, reforçando o compromisso da UPF com a educação de qualidade. “Sinto-me mais preparado e reconhecido no meio educacional, o que fortalece meu espírito e reforça a convicção de que é preciso educar-se constantemente para tornar-se um ser humano melhor e um profissional mais qualificado”, afirma.
 

Conheça a pesquisa do Altair no vídeo abaixo

Inscreva-se hoje mesmo

As inscrições para a pós-graduação da UPF devem ser feitas pelo site upf.br/pos, seguindo as orientações e prazos específicos de cada programa. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

As candidaturas homologadas, os cronogramas de seleção e as listas finais dos candidatos aprovados serão divulgados nas páginas dos respectivos Programas de Pós-Graduação, conforme calendário próprio de cada PPG.

 

INSCREVA-SE