Ensino

Direitos Humanos em debate

08/11/2018

15:31

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Seminário Interinstitucional Direitos Humanos, Diversidade e Conscientização reúne a comunidade para discussão de assuntos históricos

A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Ifibe, a Imed, a UFFS, o IFSul e a Fabe, o Ceap e a Comissão de Direitos Humanos de Passo, realizou, na noite de quarta-feira, 7 de novembro, a abertura do Seminário Interinstitucional Direitos Humanos, Diversidade e Conscientização. O evento, que segue com programação nos dias 8 e 9 de novembro, acontece no Centro de Eventos da UPF, promovendo o debate sobre questões chave para a atualidade à luz de momentos históricos referenciais da formação contemporânea. 

Para o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, esse é um evento relevante para a formação dos estudantes. “É muito importante para a UPF estar sediando esse evento que debate a questão dos direitos humanos, em 2018, ano em que se comemora 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo uma oportunidade fazer com que nossos estudantes e professores possam participar de um tema tão relevante para toda a sociedade”, disse. 

Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, a professores da educação básica e superior e à comunidade em geral, o Seminário parte de um conjunto de efemérides que marcaram 2018, sendo os 50 anos dos movimentos que resultaram no “Maio de 1968”; os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 10 de dezembro de 1948) e os 50 anos da conclusão da redação da “Pedagogia do Oprimido”. 

O Seminário conta com exposições sobre temáticas relacionadas aos direitos humanos. Após a cerimônia de abertura, ocorreu um debate sobre os 50 anos de Maio de 1968, com a presença do professor José Ernani e da professora Dra. Patricia Ketzer. “A partir dessa discussão, o Seminário busca conhecer referências históricas da formação da cultura contemporânea, sensibilizando para a compreensão dos direitos humanos, da diversidade e da conscientização”, destacou o integrante da Comissão dos Direitos Humanos, Paulo César Carbonari. 

Confira a programação 
Dia 08/11 – quinta-feira 
14h – Cinedebate sobre Maio de 1968 – direitos humanos
15h15min – Oficinas simultâneas
17h – Diálogos informais
19h30min – Manifestação Sociocultural – Grupo Alforria
20h – Mesa de diálogo sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Convidados: Paulo César Carbonari (Ifibe/CDHPF), Luiz Cristiano Aires (juiz), Reginete Bispo (Akeni)
21h30min – Diálogo com participantes
22h – Encerramento das atividades do dia

Dia 09/11 – sexta-feira 
14h – Cinedebate sobre direitos humanos - conscientização
15h15min – Oficinas simultâneas 
17h – Diálogos informais
19h30min – Manifestação sociocultural 
20h – Mesa de diálogo sobre os 50 anos da “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire
Convidados: Dr. Ivo Dickmann (Unochapecó), Tiago Ingrassia (UFFS Erechim) e Dra. Adriana Dickel (UPF)
21h30min – Diálogo com participantes
22h – Encerramento 

Galeria de Vídeos