Cultura

Dicas de Leitura: 10 livros na Biblioteca UPF que valem a pena ser lidos

04/01/2022

08:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Com mais de 200 mil exemplares, o arquivo físico e digital da Biblioteca UPF conta com obras que são marcas da literatura

 

A Rede de Bibliotecas da Universidade de Passo Fundo (UPF) é um dos maiores legados de toda Instituição. Ela materializa uma das marcas da história da UPF: o incentivo à leitura, seja acadêmica ou literária.

Com mais de 122 mil títulos que passam de 289 mil exemplares, a Universidade conta com nove bibliotecas e incontáveis obras que marcaram a história do mundo da leitura. Só em novembro de 2021, foram aproximadamente 15 mil empréstimos de obras literárias.

Com uma série de obras, dá para montar uma grande lista de dicas de leituras. Confere a seleção que fizemos:

  1. A revolução dos bichos, de George Orwell

A revolução dos bichos é uma obra à frente do seu tempo e que leva discussões pertinentes em uma metáfora de uma vida em uma granja. A obra é aclamada pela crítica mundial como sendo um dos melhores romances do século XX, com a metáfora narrando a traição soviética, onde princípios iniciais teriam sido esquecidos no decorrer da Revolução. 

  1. Dias perfeitos, de Raphael Montes

O livro conta a história de Téo, um jovem e solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia. Dias Perfeitos parte de um churrasco, onde Téo conhece Clarice. Então, Téo fica viciado em Clarice, começa a se aproximar de forma insistente e diante de vários não, opta por uma atitude extrema: desfere um golpe na cabeça dela e sequestra a garota a fim de viver sua paixão obsessiva.     

  1. 1984, de George Orwell

Um dos romances mais citados no século XX, 1984 se passa em Londres e acompanha Winston Smith como protagonista. Funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, um dos quatro ministérios que governam Oceânia, em um governo ditatorial, sua função é falsificar registros históricos a fim dos interesses do governo. A partir disso, George critica governos da época que o livro foi escrito, final da década de 1940, sendo esse o motivo pelo qual a obra ganhou fama, ao criticar de forma ficcional o totalitarismo.        

  1. A casa das sete mulheres, de Leticia Wierzchowski

O romance, que se passa no Rio Grande do Sul, tem como pano de fundo de sua trama a Revolução Farroupilha, no período do Brasil Imperial. A casa das sete mulheres conta a história da família de Bento Gonçalves, cujos homens partem para a guerra e as mulheres permanecem à espera de um desfecho na estância da família.

  1. O tempo e o vento, de Érico Veríssimo

Contar a história de um povo não é a missão mais fácil e por isso a obra O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, ganhou tanta notoriedade. Publicada em três romances, a trilogia conta o processo de formação do Rio Grande do Sul, com elementos ficcionais ao longo da narrativa, em meio a dados e personalidades históricas. Assim, a obra acaba por recriar e contar 200 anos de história gaúcha, em tempos marcados pelo poder das oligarquias, guerras internas e guerras de fronteira.

  1. 101 dias em Bagdá, de Åsne Seierstad

O livro-reportagem da jornalista norueguesa Åsne Seierstad conta a história do período em que ela esteve em Bagdá. O título apresenta a vida cotidiana sob a constante ameaça de ataques, passando do silêncio da era Saddam Hussein para as explosões que interromperam o fornecimento de água, eletricidade e outros serviços essenciais no país, levando a vida a situações extremas na luta pela sobrevivência em meio a uma zona de guerra.

  1. O Uraguai, de José Basílio da Gama

O Uraguai, escrito por José Basílio da Gama, é considerado um poema épico com o objetivo de exaltar a política do Marquês de Pombal contra os jesuítas. Utilizando a Guerra Guaranítica como tema histórico, o livro coloca a culpa do massacre indígena nos jesuítas.

  1. A ferro e fogo, de Josué Guimarães

O livro de Josué Guimarães conta a história da família Schneider, que aceitam uma proposta para se mudarem para o Rio Grande do Sul. A ferro e fogo se passa durante a época do Império, durante e após a Guerra da Cisplatina. O livro é uma ficção com elementos realistas, com o enredo envolvendo a colonização alemã no sul do Brasil.

  1. Artes e ofícios, de Roseana Murray

A poesia de Roseana Murray coloca a visão sobre algumas profissões: a professora, o carteiro, a arquiteta, entre tantas outras. Em Artes e Ofícios, toda profissão é guiada pela mão de um artista e ao longo do livro, a poeta vai alinhando com palavras a arte de cada ofício.

  1. Como um romance, de Daniel Pennac

Em Como um Romance, Daniel Pennac questiona a razão de os jovens não gostarem de ler. Baseado em suas próprias experiências como professor, o livro tem como trama a ideia de como recuperar nos alunos o gosto pela leitura, um ato esquecido neste fim de século dominado pela comunicação em massa. Na obra, o autor quer mostrar que a leitura é um ato de prazer e não de obrigação.