Extensão

Com participação da UPF, feira resgata técnicas de tricô e moda sustentável

29/09/2025

11:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Eders

Realizado na Praça da Cuia, evento contempla atividades extensionistas do curso de Design de Moda

Entre cuias de chimarrão e o tintilar de agulhas de tricô, o encontro Tricota Passo Fundo reuniu a comunidade em torno de técnicas de moda sustentável na manhã do sábado, 27 de setembro, na Praça Marechal Floriano. O evento foi realizado pela Feira da Economia Solidária e Indústria Criativa (Fresol) e contou com a participação do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A programação incluiu uma oficina gratuita de tricô, mateada e distribuição de brindes. Professores e acadêmicos do curso de Design de Moda, representantes das entidades participantes e da comunidade em geral estiveram presentes. 

Conforme a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Dulci Antunes, o objetivo do evento foi o resgate de métodos do "feito à mão" e do show fashion, como aplicações de crochê, tricô, macramê, bordados e as técnicas de customização sobre o vestuário. “Esse encontro na praça foi um dos momentos de interação com a comunidade para valorizar essas práticas, estimular novos praticantes, resgatar memórias afetivas e lembranças”, disse. 

A professora ainda explica que o artesanato exerce um papel importante na saúde mental, no exercício da criatividade e no fomento da economia criativa. “A sustentabilidade na moda está na produção de peças exclusivas, com valor agregado, reaproveitamento de materiais e geração de trabalho e renda para os artesãos. O artesanato tem poder terapêutico, desenvolve a criatividade e mantém as pessoas longe das telas”, destaca. 

INSCREVA-SE