Geral

Desamparo humano e solidariedade em pauta na UPF

04/05/2020

10:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou uma webconferência sobre o tema “Desamparo humano e solidariedade”. A atividade aconteceu na quinta-feira, 30 de abril, e contou com a participação dos conferencistas, professores Dr. Claudio A. Dalbosco e Dr. Francisco C. dos Santos Filho. A mediação foi feita pelo vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda.

Dentre as questões abordadas, Dalbosco destacou os efeitos da pandemia da Covid-19. “Um deles foi tirar-nos da normalidade, fazendo-nos pensar mais a sério sobre nós mesmos e sobre a sociedade e o país que vivemos e que queremos construir. Faz-nos sentir com mais intensidade o desamparo humano e a solidariedade social como perspectiva. Reforça a importância do trabalho formativo das novas gerações como forma de enfrentar os grandes dilemas humanos e sociais”, comentou.

Em sua explanação, Santos mencionou que discutir sobre a ética em tempos obscuros como este que a sociedade vive é fundamental. “Resgatar a ética em Freud, pouco conhecida de todos, mais ainda, em razão de que é uma ética inclusiva, que coloca o reconhecimento do semelhante de seu lugar contudo no centro da vida humana”, disse, agradecendo à UPF, à Vice-Reitoria de Graduação e os colegas e amigos que participaram do debate.

O evento virtual reuniu mais de 250 participantes do Brasil e de outros países, como do Reino Unido, da França, da Alemanha, dos Estados Unidos e da Argentina. Dentre eles, participaram o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, professor Dr. Altair Alberto Fávero, e os professores Andrea Oltramari (Reino Unido), Ana Carolina Andres (Polônia) e Cesar Rossatto (EUA). Também puderam acompanhar a atividade alunos do PPGEdu, acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Psicologia, professores da UPF e demais interessados.

A webconferência “Desamparo humano e solidariedade” foi uma realização da Vice-Reitoria de Graduação da UPF, do PPGEdu e do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE).