Ensino

De portas abertas para o mundo

17/02/2020

13:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tauana Lira, Marcus Freitas e Mariana Baciquetto

UPF recepciona novos estudantes e professores intercambistas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) inicia o ano letivo não só dando boas-vindas aos novos acadêmicos, como também abre as portas para um grupo de intercambistas que passará uma temporada de estudos na Instituição. Na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, estudantes e professores de diferentes países foram recepcionados em um café da manhã com a Reitoria da UPF.

Vivenciarão novas experiências profissionais e pessoais os acadêmicos Agustín Matías Giuliano (Argentina), Lisandro Volonte (Argentina), Maddalena Bruna Cappello Fusaro (Itália), Montserrat Gutiérrez López (México) e Yarenne Paulina Mercado Abundiz (México). Além deles, os professores Chelsea Valdez (EUA) e Victor Filpo (EUA) também realizarão intercâmbio na UPF. O grupo desenvolverá atividades nos cursos de Agronomia, Design de Moda, Odontologia, Letras e no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). Eles contarão com o apoio de estudantes da UPF que se inscreveram no Programa Parceiro UPF, os quais terão a tarefa de auxiliá-los na ambientação no Campus e na cidade.

A reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, demonstrou entusiasmo ao recepcionar os intercambistas. “É com muita alegria que iniciamos o ano letivo recebendo-os. Para nós, é um momento de oportunidade, de ensinar e de aprender. Vamos poder conviver com outras instituições e identificar como o ensino se processa nelas. Ofereceremos aos estudantes tudo aquilo que a UPF possui para que eles possam ter um período rico de formação, fora de suas instituições de origem. Aprenderemos mutuamente. A UPF também é uma universidade internacional, que oportuniza essas vivências tanto para os estrangeiros que estão chegando quanto para os nossos acadêmicos que têm essa riqueza de conviver com estudantes de outros países”, comentou a professora, destacando a relação da Instituição com a comunidade e a riqueza dos seus cursos.

A estudante Yarenne Paulina Mercado Abundiz dará sequência com sua formação no curso de Odontologia. Ela está animada com o intercâmbio. “Quero aprender outras formas diferentes de estudo na área da Odontologia, aprender o Português e conhecer e interagir com as pessoas, os estudantes e professores”, disse.

Professores americanos participarão do intercâmbio
Além dos alunos intercambistas, a Universidade irá contar com o apoio de dois professores assistentes de língua inglesa (English Teaching Assistants). Victor Filpo e Chelsea Valdez passam a atuar nas aulas de Inglês do curso de Letras até o mês novembro, bem como no Projeto de Extensão Internacionalização em Casa, em atividades nas quais toda a comunidade UPF poderá participar. A vinda de ambos foi confirmada a partir da aprovação do "Projeto Metodologias inovadoras para a potencialização do ensino e do uso do inglês como meio de instrução", submetido ao Programa Capes-Fulbright (Edital 16/2019). A Comissão Fulbright existe no Brasil desde 1957, oferecendo bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

Vindos de Nova Iorque e de Los Angeles, os docentes passam a atuar nesta segunda-feira (17) junto a sala de aula. Segundo a professora Dra. Luciane Sturm, coordenadora da Assessoria Internacional, durante três anos a UPF receberá dois professores assistentes, o que será um grande diferencial para os estudantes de Letras, professores de inglês em formação na Instituição.

Para Chelsea, de 22 anos, formada em Sociologia e Análise de Dados, a experiência tende a ser muito positiva. “Eu sempre quis vir ao Brasil. Não conhecia o Programa até minha professora de Português falar. Encaminhei minha aplicação e o Programa me aceitou. Não pude escolher o lugar, mas gostei muito. Espero conhecer muitas pessoas e ajudá-las no Inglês e Espanhol, que foi minha primeira língua”, comenta.

Ainda estiveram presentes na recepção o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, e a equipe da Assessoria Internacional da UPF. Após o café da manhã, os intercambistas foram conhecer o Campus I da Instituição e, dentre os locais visitados, eles foram nos Núcleos Experimentais de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.