UPF Mundi

De benefícios à saúde a oportunidades de networking: 5 motivos para fazer um curso de idiomas em 2023

11/01/2023

08:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

UPF Mundi disponibiliza vários programas para quem quer aprender Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Libras

Independente da área do conhecimento, investir em educação sempre é uma boa escolha. Aprender um novo idioma, por exemplo, proporciona muitas vantagens para a saúde e, inclusive, a chance de se abrir para o mundo e conquistar novas oportunidades. Que tal se programar e começar a estudar uma nova língua em 2023? A coordenadora da UPF Mundi - Escola de Idiomas, Carolina Ferraz, preparou cinco motivos para você praticar um novo idioma ao longo deste ano que está só começando.

Carolina destaca que, até pouco tempo atrás, aprendia-se uma nova língua para usar no futuro, pensando em um dia fazer uma viagem ou para se destacar no mercado de trabalho. No entanto, agora, a realidade é diferente. “Hoje em dia, aprendemos para termos uma melhor interação nos games em rede, para termos acesso a mais informações através da internet, para conversarmos com um novo amigo que fizemos on-line, para ler os comentários e entender os vídeos que assistimos no YouTube. Ou seja, aprendemos para o agora, e, consequentemente, para usar no futuro, na vida diária, na vida acadêmica e no trabalho”, afirma.

Então, quais vantagens um curso de idioma proporciona?

1- Traz benefícios à saúde, especialmente ao cérebro
Aprender uma nova língua melhora a memória e proporciona outros benefícios à saúde como redução do risco de Alzheimer, aumento da capacidade cognitiva e melhor resolução de problemas. Entender as estruturas de outro idioma pode aumentar sua concentração e você vai conseguir conciliar várias atividades ao mesmo tempo, além de diminuir o tempo de tomada de decisões e da resolução de problemas.

2- Possibilita a comunicação com pessoas do mundo inteiro
Com o mundo acessível na palma da mão, é possível conversar com pessoas de outras partes do mundo e conhecer diferentes culturas por meio da tela do computador ou do smartphone. Ainda no mundo da internet, existem os memes, que falam sobre cultura e sociedade, usando todo tipo de linguagem - formal, informal, abreviada. E é fantástico ter todo esse contato e interação a qualquer momento do dia, em qualquer lugar.

3- Potencializa a preparação para a internacionalização acadêmica 
Hoje em dia, fazer um curso internacional é muito mais rápido e fácil, pois muitas são as possibilidades de estudar, seja presencialmente ou on-line. Aprender um novo idioma também facilita na hora de fazer um intercâmbio acadêmico, uma ótima oportunidade para viajar e passar um tempo em outro país. A UPF Mundi tem parceria com a Assessoria Internacional da UPF, propiciando o processo de internacionalização dos estudantes.

4- Traz mais oportunidades de trabalho e networking
Grande parte do trabalho, independente da área, tem a ver com conexões entre pessoas, empresas e ideias. Por isso, saber outro idioma permite transitar mais facilmente nessas relações e, assim, ser capaz de criar conexões ainda mais distantes, aproximando pessoas de diversos backgrounds, o que permite encontrar melhores soluções em todas as áreas.

5 - Estimula a criatividade
Ao estudar um novo idioma, aprende-se também sobre as culturas dos falantes dessa língua, pois se depara com músicas, notícias, literatura, memes e uma infinidade de textos e maneiras de se expressar naquela língua. É inevitável que o cérebro comece a fazer conexões entre o que você sabe na tua língua mãe com o que você está aprendendo na outra língua. Esse processo de aprendizagem estimula a criatividade. E quanto mais saber usar esses recursos, mais criativo vai se tornando.

UPF Mundi está com matrículas abertas

As matrículas para os cursos de idiomas da UPF Mundi estão abertas. São vários programas disponíveis para quem quer aprender Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Libras. As matrículas podem ser feitas por meio do WhatsApp da escola. As aulas iniciam no dia 13 de março. Mais informações em upf.br/upfmundi.