UPF Mundi

UPF sedia atividades da Semana da Língua Italiana

10/10/2023

11:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação internet

Programação especial acontece no dia 23 de outubro, no Campus I

A Semana da Língua Italiana no Mundo ocorre todos os anos, na terceira semana de outubro. Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália e realizada através de todas as Representações Diplomático-Consulares italianas, a atividade conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e de outras instituições de ensino superior (IES).

Neste ano, a convite do Consulado Geral da Itália, em Porto Alegre, e do Consulado Honorário de Passo Fundo, a UPF sedia uma programação acadêmica especial, no dia 23 de outubro, organizada pela Assessoria Internacional e UPF Mundi. Com o tema “L’italiano e la sostenibilità”, a XXIII edição da Semana tem o objetivo de promover, em todo o mundo, a cultura da sustentabilidade, por meio da língua italiana.

Além disso, a Semana tornou-se, ao longo do tempo, o evento mais importante em escala global dedicado ao idioma italiano. A cada ano, ela é dedicada a uma temática diferente, que serve de fio condutor para uma programação que abrange diferentes atividades, sejam técnicas, acadêmicas e/ou culturais.

Participe!
Confira mais detalhes da programação, que será realizada no auditório do prédio B5, Campus I da UPF, e inscreva-se AQUI. A inscrição é gratuita, com vagas limitadas. Será fornecido certificado de 3h, válido para atividades complementares.

14h - Abertura com as falas da Reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, e do Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso/Apertura con gli interventi del Rettore Bernadete Dalmolin e del Console Generale d'Italia in RS – Valerio Caruso

14h30min - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – Unione Parco Altavaldera, de Peccioli-Toscana-Itália/Gestione dei rifiuti solidi urbani – Unione Parco Altavaldera, a Peccioli-Toscana-Italia - Aline Pimentel Gomes (Engenheira civil, mestre e doutora em Engenharia Civil e Ambiental. Professora do Instituto de Tecnologia da Universidade de Passo Fundo, nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. Pesquisadora na área de gestão de resíduos sólidos urbanos e consórcios públicos para gestão de resíduos.

15h – Região Norte do RS como referência no Agronegócio, Biocombustíveis e Transição Energética/La Regione Nord del Rio Grande do Sul come riferimento dell’agroalimentare, dei biocarburanti e della transizione energetica – Erasmo Batistella (Técnico agrícola e administrador de empresas, é destaque da nova geração de empresários brasileiros, já figurou no ranking entre as 100 pessoas mais influentes do agronegócio, como referência na área de bioenergia e líder na produção de biodiesel no país. Recebeu o prêmio Jovens Lideranças do Agronegócio, troféu Guri e troféu O Equilibrista. É cofundador da Associação de Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), onde foi presidente por 10 anos, e, atualmente, é diretor do Conselho de Administração).

16h - Itália, Arquitetura e Cidade: a perspectiva de uma arquiteta e urbanista gaúcha/Italia, Architettura e Città: la prospettiva di un'architetta e urbanista del Rio Grande do Sul – Ana Carolina Paludo (Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Passo Fundo. Gaúcha de descendência italiana, realizou intercâmbio acadêmico de 6 meses na Università Roma Tre, onde frequentou os cursos de Storia dei Giardini e dei paesaggismo, Storia e metodi di analisi di architettura, além de aprofundar o conhecimento da língua e cultura do país.

16h30min - Intercâmbio acadêmico e aprendizado da língua e cultura italiana na UPF – Assessoria Internacional e UPF Mundi. Encerramento.