Geral

Curso de Enfermagem realiza a primeira Cerimônia do Jaleco

11/08/2025

11:43

Por: Assessoria de Imprensa

O evento ocorrido no Campus II marca o início dos estágios e da atuação prática dos acadêmicos nos hospitais, na fase final da graduação

Os acadêmicos dos níveis 9 e 10 do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, na sexta-feira, 9 de agosto, da primeira Cerimônia do Jaleco do curso. A solenidade marca o início dos estágios finais da graduação, momento em que os estudantes passam a ter uma atuação prática mais presente junto à comunidade.

A cerimônia contou com a presença dos familiares dos estudantes, responsáveis por entregar a eles o jaleco branco característico da profissão. Participaram também a diretora do Instituto da Saúde (IS), professora Sandra Vanini; a coordenadora do curso, professora Isabel Ines Lanferdini; autoridades da área, professores e funcionários da Instituição.

A idealizadora da solenidade, professora Lenir Baruffi, explica que o momento é uma forma simbólica de os acadêmicos assumirem a responsabilidade do ofício e introduzir o aluno à prática. “Esse ritual representa a posse desse poder, desse conhecimento, dessa ciência que é a Enfermagem”. Segundo ela, realizar esse evento era um sonho antigo do curso. “Receber aqui na Universidade os familiares desses 48 estudantes e vê-los subir ao palco e entregar o jaleco para os alunos com tanto carinho e com tanta emoção é uma honra”, pontua.

Dentre os momentos marcantes da cerimônia, destaca-se o “rito das lamparinas”, no qual a professora Sandra surgiu caracterizada de Florence Nightingale, reformadora social britânica do século XIX considerada a fundadora da Enfermagem moderna. Conhecida como a “Dama das Lamparinas”, Florence eternizou esse instrumento como símbolo da Enfermagem ao usá-lo durante seus atendimentos noturnos a soldados feridos na Guerra da Criméia.

“Foi um momento ímpar na nossa formação, foi lindo, emocionante. Estar aqui com a família, com os professores e ser acolhido dessa forma pela Universidade foi um momento mágico”, relata a acadêmica Raquel da Silva Baggio, uma das oradoras da turma. “Foi uma grande surpresa e muito emocionante para todos nós”, completa.
 

INSCREVA-SE