Cultura

Cultura e arte lotam o CTG Lalau Miranda na abertura do XV Festival Internacional do Folclore

08/08/2022

17:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Com apresentações de artistas nacionais e internacionais, o público pode prestigiar a retomada do evento na noite de sexta-feira, 05 de agosto

Em português, espanhol, catalão ou inglês: todos os integrantes dos grupos folclóricos nacionais e internacionais encontram no Festival Internacional de Folclore uma forma de comunicar a sua arte. Já na 15º edição, o evento encantou o público presente na sua abertura oficial, realizada no CTG Lalau Miranda, na noite de sexta-feira, 05 de agosto. 

Depois de quatro anos, o Festival retorna a sua presencialidade, sendo parte também da programação alusiva aos 165 anos de Passo Fundo. A noite contou com apresentações de dez equipes (CTG Lalau Miranda, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Pará, Paraíba, Paraguai, Alma Lusa – Ijuí e, Folclore Polonês – Jupem Erechim) e dos músicos Roberto Borghetti e Daniel Sá, do projeto Fábrica de Gaiteiros de Lagoa Vermelha, da escola de dança Petipa. 

Há mais de 8 mil quilômetros de casa, o jovem catalão Gabriel Badia Vilarrasa, 14 anos, está vivendo sua primeira experiência internacional envolvendo o folclore. Com os demais integrantes do grupo Marboleny, eles participam da programação que estende-se até dia 12 de agosto. “Tem sido muito bonito. O público está animado e vem nos recebendo muito bem. É uma explosão de emoções que encanta muito!”, comenta Badia. 

Gabriel é do grupo folclórico da Catalunha

Um novo formato


“Os aplausos nos mostraram o quanto as pessoas tinham saudades de um evento como esse. É a retomada, é a vida, a esperança”. A fala da secretária de cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, demonstra um pouco do que foi vivido na noite da abertura da atividade. “Quando a gente se sentiu apto a pensar em retomar os eventos culturais, era preciso escolher qual. Vimos que o Festival se comunica com todas as pessoas, idades, classes sociais e é claro que ele foi o escolhido”, pontua. 

Emocionada, Miriê ressalta a dificuldade encontrada ao buscar por grupos participantes, visto que muitos passaram ou continuam a passar por momentos difíceis financeiramente em virtude da pandemia. “É um evento muito grande que nos conecta com o mundo. Sabemos que os grupos se descapitalizaram e por isso foi trabalhoso achar equipes com condições de vir para Passo Fundo. É uma grande vitória ter tantas pessoas presentes!”, ressalta. 

Com uma nova proposta, o Festival está ainda mais próximo da comunidade, envolvendo os bairros:  as apresentações diurnas serão realizadas em escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. Os espetáculos noturnos serão realizados no CTG Lalau Miranda. Da mesma forma, serão feitas ações itinerantes, como os desfiles pelas ruas da cidade e apresentações no Anfiteatro do Parque da Gare, na Gare Estação Gastronômica e na Estação Galeria da Arte.

Seminário Encontro IOV de Educação e Identidade


Instituição apoiadora do XV Festival Internacional de Folclore, a Universidade de Passo Fundo (UPF) sediará o “Seminário Encontro IOV de Educação e Identidade”, nos dias 8 e 9 de agosto, no auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC), prédio B5. Destinado para professores, coreógrafos, bailarinos e demais interessados, o Seminário reúne uma série de palestras. O credenciamento dos participantes está marcado para às 19h desta segunda-feira (8). As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na hora. O Seminário é realizado pela UPF, Prefeitura de Passo Fundo e Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV).

Mais informações sobre o XV Festival Internacional de Folclore estão disponíveis AQUI.