Universidade

Cuidar da alimentação é cuidar da saúde

31/03/2022

09:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Compartilhar conhecimentos faz parte da rotina de estudantes, professores e funcionários da Universidade de Passo Fundo (UPF). Por isso, ao longo do ano, diversas oficinas são realizadas, visando oportunizar espaços de troca e crescimento. Nesta quarta-feira, 30, foi a vez da Oficina de Alimentação Saudável. Ministrada por uma equipe do curso de Nutrição da Universidade, o curso apresentou dicas e orientações sobre a importância de uma alimentação equilibrada e adequada.

Cuidados com alimentos processados, ponderação no consumo do sal e do açúcar, bem como a importância de ler e compreender os rótulos dos alimentos foram alguns dos tópicos abordados.

Fique atento e mude pequenos hábitos

Elisa Maria Grando Roja é nutricionista e supervisora de estágios do curso de Nutrição na UPF. Conversando com os participantes da oficina, ela ressaltou a importância do autoconhecimento para encontrar nos alimentos uma ferramenta para a saúde. 

Entre as dicas repassadas, a equipe pontuou que, mesmo diante de uma rotina tumultuada, é fundamental inserir hábitos saudáveis como consumir frutas, legumes e verduras, ingerir bastante água e praticar alguma atividade física. A nutricionista destacou que pequenas mudanças podem fazer a diferença na qualidade de vida, como por exemplo, reduzir o consumo de doces, alimentos processados, diminuir o sal e o açúcar. “Sabemos que nem sempre é possível fazer uma alimentação balanceada, mas pequenos gestos podem ajudar e muito. Se você consome fritura, diminua a frequência, se você ingere muito açúcar, vá reduzindo aos poucos. São mudanças que geram um impacto significativo na vida”, frisou.

Monte o prato saudável

Uma dica fácil para incluir no dia a dia é o prato saudável. Para montar, basta ter em mente a seguinte conta: 50% dele tem que ser de vegetais (legumes e verduras), divida 25% para proteínas (carne, queijo, feijões) e os outros 25% para carboidratos (massa, batata, milho). Assim, é possível ter um prato 100% ideal.