Geral

Conectar pessoas, ideias e negócios para impulsionar o desenvolvimento regional

26/09/2022

14:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Evento promovido pelo UPF Parque e Sebrae X reuniu representantes de entidades empresariais da região para debater sobre inovação 

Com o intuito de aproximar e conectar pessoas, ideias e negócios a fim de impulsionar o ecossistema de inovação, o UPF Parque Científico e Tecnológico e o Sebrae X promoveram o Encontro Regional de Entidades Empresariais. O evento ocorreu na última sexta-feira, 23 de setembro, na Arena UPF Parque, e teve a presença de representantes de entidades das cidades de abrangência dos campi da UPF dos municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Durante o evento, as lideranças empresariais acompanharam o painel “Conectando o ecossistema regional”, onde tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas e oportunidades de inovação disponibilizadas junto ao UPF Parque. 

A mediação do painel foi feita pela head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais, que destacou o papel do Parque Científico e Tecnológico para o desenvolvimento da economia local.

“Nosso trabalho é desenvolvido em cinco vertentes verticais de atuação, que são saúde, educação, agronegócio, indústria criativa e tecnologia da informação, áreas que estão fortemente presentes em nossa região. Ao apresentarmos o que realizamos aqui, nossa ideia é de que, a partir deste encontro, cada representante pense em formas de implementar ações de inovação em seus municípios”, pontuou a head.

Foram apresentadas as ações e os programas desenvolvidos junto às empresas parceiras, residentes, incubadas e associadas do UPF Parque. O programa CDL Tech foi exposto pelo presidente da CDL Passo Fundo, Fernando De Carli; Felipe Graeff, coordenador do Stara Labs, explanou sobre o espaço e as ações da empresa Stara; a especialista de Produtos da SLC Máquinas, Karen Rosa, explicou as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação SLC Máquinas; o painel ainda contou com apresentação da empresa Cavaletti S/A, feita pelo supervisor de Engenharia Digital da Cavaletti, Jeferson Antonio Gevinski, e da empresa Cardume Digital, realizada pelo CEO, Fabiano dos Santos.

A analista de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Niege Ferreira Canabarro, explicou sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae RS e sobre o funcionamento de um ecossistema de inovação, que, basicamente, conta com quatro áreas que puxam a frente das ações. São elas: as empresas, as instituições de ensino, o governo e a sociedade civil. “A gente entende que essa quadrupla hélice tem uma dinâmica importante para impulsionar a economia local. Nós do Sebrae, atuamos em conjunto nos mais diversos municípios da Regional Norte do estado para levar inovação não somente para os pequenos negócios, mas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Queremos promover um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios”, disse.

O professor da UPF, Dr. Julcemar Zilli, fez a abertura do encontro em nome da Universidade. “A UPF fica imensamente agradecida pela presença de vocês. Toda essa discussão relacionada à inovação é de extrema importância, pois ela está presente em tudo que a gente faz e vocês, como representantes, têm o papel de disseminar essa possibilidade de inovação junto aos seus associados e a quem vocês representam. Contem sempre com a UPF, estamos aqui justamente para que as experiências sejam melhoradas, desenvolvidas e com isso a inovação possa prosperar e fazer com que os negócios de vocês cresçam cada vez mais”, disse o professor.

A atividade contou com o apoio das direções dos campi de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, que, sob coordenação do UPF Parque, realizaram o convite às lideranças empresariais. Participaram do encontro os representantes de entidades dos municípios de Passo Fundo, Sarandi, Soledade, Casca, Nova Bassano, Vanini, Sananduva, São João da Urtiga, Carazinho e Nova Prata.