Ensino

Clínicas de Odontologia da UPF prestam serviços à comunidade

05/03/2021

12:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Atendimentos são realizados nas diversas especialidades odontológicas para pacientes de toda a região

Você já ouviu falar das Clínicas de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF)? Tenho certeza que sim. Além da tradição que a marca da Faculdade de Odontologia possui, por ter sido pioneira na área da saúde em Passo Fundo, os serviços prestados pela Universidade se destacam pelos números e excelência de atendimento.

Mesmo durante a pandemia, as Clínicas de Odontologia continuam funcionando, embora com redução de atendimentos. Em 2019, foram mais de 4 mil atendimentos mensais em média. Com a pandemia, os serviços precisaram ser readequados, mesmo assim, são realizados cerca de 700 atendimentos por mês. Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de Odontologia, sob a supervisão de professores.

De acordo com  o diretor da FO, professor Dr. Carlos Roberto Lago, a unidade acadêmica possui cinco clínicas com 175 equipamentos que formam mini consultórios, com todas as ferramentas necessárias para os atendimentos. “A Faculdade nunca parou, fazemos os atendimentos com as turmas que estão mais avançadas de acordo com o que a bandeira nos permite. Atendemos a comunidade passo-fundense e de cidades vizinhas. As prefeituras, por meio da Secretaria da Saúde, encaminham os pacientes. Os veículos trazem os pacientes para serem atendidos de diversas cidades, como de Carazinho, Soledade, Lagoa Vermelha, Marau, que vem para nós também atendermos aqui”, explicou.

FO conta com diversas clinicas e laboratórios a serviço da população

Atendimentos

Conforme o professor Lago, a partir do 5º nível do curso de Odontologia os acadêmicos passam a atuar nas Clínicas Integradas na parte de periodontia, que trata da gengiva, e na parte da dentística, que é a parte da restauração. “No 6º nível eles trabalham com a periodontia, que faz os tratamentos de canais que chamamos de endodontia. No 7º nível eles trabalham com a periodontia, dentística e área de prótese, no 8º trabalham com a parte de prótese fixa e no 9º nível e 10º trabalham com todas as especialidades, inclusive a parte de implantodontia”, conta.

Clínica Extramuros

A FO possui uma Clínica Extramuros para atendimento odontológico no Colégio Monteiro Lobato, no Bairro Planaltina. O local possui 10 equipamentos odontológicos completos, autoclaves, aparelho de raio X e sala de escovação para atendimento dos alunos. Além disso, a FO possui parceria com times de futebol e futsal de Passo Fundo, onde é feito o monitoramento odontológico dos atletas.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública, os policiais militares também recebem atendimento da UPF. “Fomos procurados para atendimento dos militares, que não recebiam atendimento odontológico desde 1986 e fechamos uma parceria onde a FO montou dentro da Brigada Militar um consultório completo, com isso nós atendemos dentro da BM policiais militares, da Patram, do BOE, bombeiros e alunos do Colégio Militar. Realizamos esse serviço como forma de agradecimento, porque toda a vez que a BM é solicitada, ela nos apoia”, destacou Lago.

CEO realiza atendimentos odontológicos gratuitos

CEO realiza atendimentos pelo SUS 

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um programa Brasil Sorridente do Governo Federal, onde os pacientes que são atendidos pelas unidades básicas de saúde do município são encaminhados para atendimento no local. “Mas existe um atendimento especial do CEO que pode vir diretamente. É feito um cadastro e é encaminhado para as especialidades”, explicou.

Atendimento hospitalar

Por meio da Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, os residentes da UPF atuam no Hospital de Clínicas, no pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e no Hospital Municipal. “Temos a Residência em Bucomaxilofacial, que é uma das mais concorridas do sul do país, onde todos os anos apenas dois residentes são selecionados e a concorrência é muito forte. Essas atividades de cirurgia acontecem no Hospital de Clínicas. E a carga horária da residência é o dobro do curso de Odontologia, com 8.680 horas e com duração de 36 meses. Os residentes trabalham 60h semanais, fazem plantões, cirurgias nos hospitais, ou seja, esse é um diferencial muito importante que temos na faculdade. Já lançamos duas novas residências em Odontologia Hospitalar e Residência em Endodontia, que serão em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo”, explica.

A FO conta ainda com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia, que possui 12 estudantes matriculados no doutorado e 16 no mestrado.

Infraestrutura

A FO conta com cinco clínicas e um bloco com três salas cirúrgicas. A estrutura é equipada com todos os requisitos de biossegurança e equipamentos necessários para realizações de cirurgias orais e de implantodontia. Além disso, possui laboratório de Materiais Dentários, Oclusão e Ortodontia; de Patologia Bucal; de Pesquisa; de Preparo de Amostras; de Prótese Dentária; Radiologia; e Laboratório Protético.

A Faculdade possui um Biobanco de Dentes, que dá suporte à demanda para o ensino e à pesquisa, e conta com o serviço de radiologia, onde são realizados exames de panorâmica, tele perfil, oclusal e periapical.

Serviços oferecidos: 
Clínica Materno Infantil: atendimento das necessidades odontológicas de crianças de até 5 anos (terças-feiras a tarde);
Clínica da Criança e do Adolescente: atendimento das necessidades odontológicas de crianças de até 12 anos (terças-feiras de manhã);
Clínica Odontológica I, II e III: atendimento das necessidades odontológicas de periodontia (doença na gengiva), restaurações, tratamento de canal, próteses;
Estágio em Cirurgia: extrações dentárias simples, remoção de sisos, biópsias e implantes;
**Além do tratamento em ortodontia realizado na especialização;

A Faculdade de Odontologia está localizada no Campus I da UPF. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta: manhã, das 8h às 11h35min, tarde, das 14h às 17h35min, e noite, das 18h20min às 20h40min). Os valores são simbólicos, mas são cobrados. É necessário verificar qual tratamento e então o valor.

O atendimento que ocorre de forma gratuita é CEO. Neste caso os usuários/SUS são referenciados (teleagendamento) das Unidades de Saúde do município de Passo Fundo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3316-5769, (54) 3316-5767, (54) 3316-8422 e  (54) 3316-8402.