Vestibular

Cientista de dados e programador estão entre as carreiras mais promissoras na área de TI

17/10/2019

14:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

A previsão é de que mais de 400 mil vagas sejam abertas até 2024. UPF oferece três opções de cursos de graduação na área

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que funções ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI) estiveram entre as carreiras que mais cresceram nos últimos anos. E a tendência é que essa procura aumente ainda mais. 

A previsão de especialistas do mercado é de que 420 mil vagas na área sejam abertas no Brasil entre 2019 e 2024, uma média de 70 mil vagas por ano. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (Brasscom). 

E entre essas vagas estão algumas carreiras que se destacam entre as mais promissoras. Uma delas, segundo os coordenadores dos cursos de TI da Universidade de Passo Fundo (UPF) Me. Eder Pazinatto, Dr. Juliano Tonezer da Silva e Me. José Maurício Carré Maciel, é a de cientista de dados. 

A carreira de cientista de dados envolve, entre outras coisas, a análise de grandes volumes de dados, a chamada Big Data, usando inteligência artificial, modelos estatísticos e matemáticos. 

Outra carreira com grande demanda na região de abrangência da Instituição é a de programador, também chamado de desenvolvedor. Aliás, esses profissionais correspondem a 40% das vagas no mercado de TI. 

A demanda é especialmente por programadores para web e aplicativos para smartphones. Os profissionais dessa área também atuam no desenvolvimento de sistemas para automação industrial, robótica, projeto e gerenciamento de redes de computadores. 

Segundo os professores, várias empresas de Passo Fundo e da região demandam esses profissionais. A maioria dessas empresas faz parte da Sociedade Polo Sul de Exportação de Serviços de Software (PoloSul.org), associação de empresas de TI, fundada em 2005 e que atualmente agrega mais de 40 empresas do setor, com sede no módulo I do UPF Parque

Vestibular de Verão UPF
Tem talento para a área de TI e quer garantir uma dessas 420 mil vagas disponíveis para os próximos anos? Então, escolha um dos cursos oferecidos pela UPF. São três opções de graduação na área: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Computação

Escolha uma delas e inscreva-se no Vestibular de Verão UPF pelo site vestibular.upf.br. A prova única de redação está marcada para a sexta-feira, 15 de novembro, às 14 horas. No site, você também pode conhecer todas as novidades e descontos disponíveis neste processo seletivo.