Cultura

Cidades Educadoras: Marau compartilha experiências em encontro on-line

01/07/2021

13:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Projeto Cidades Educadoras está presente em diversas cidades da região, entre elas Marau, Carazinho, Soledade, Camargo e, mais recentemente, Passo Fundo. Com a adesão do município à Carta da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), diversos encontros estão em andamento, visando compartilhar experiências e vivências. Na noite de quarta-feira, 30 de junho, membros do Comitê Marau Cidade Educadora, direção das Escolas, secretários municipais e convidados participaram de um encontro virtual que abordou o tema “Marau, Cidade Educadora: Oportunidades e potencialidades de um projeto coletivo”. O conferencista convidado foi o professor Dr. Márcio Tascheto, sob a coordenação da secretária da Educação de Marau, Simone Costenaro. 

Em sua fala, Tascheto destacou a oportunidade de fazer parte do encontro e poder debater temas que buscam melhorar a vida das pessoas. Segundo ele, todos os envolvidos atuam em uma grande estratégia para pensar o desenvolvimento dos municípios, a qualidade de vida dos cidadãos e o futuro das comunidades. Neste sentido, ele pontuou que a UPF é uma parceira de todo esse processo, cumprindo seu papel de acreditar no debate, de compreender o fenômeno das Cidades Educadoras e de ser uma incentivadora de ações transformadoras dentro das comunidades. “Estamos aqui para ver o que temos de potencialidades, de curto e longo prazo, para que tenhamos condições de ter a cidade que queremos. Algo muito maior do que nós, um projeto que transcende a questão da educação enquanto formação, mas na educação presente em todos os espaços da sociedade. Já não estamos mais apenas no campo das ideias, mas efetivamente transformando todo esse pensando em possibilidades práticas, pensadas a partir de cada cidade”, destacou, ressaltando a importância do projeto que está presente em todo o mundo há mais de 30 anos.

O professor ainda lembrou que em nenhum lugar no Brasil existem tantas Cidades Educadoras tão próximas umas às outras, o que, em sua opinião, potencializa as ações e permite um crescimento ainda mais significativo do projeto.

De acordo com Simone Costenaro, o Projeto em Marau envolve todas as escolas, projetos, eventos, ações de gestão e atividades que interligam órgãos e setores do poder público e privado. A ideia, de acordo com a secretária, é promover movimentações que envolvam formadores de opinião ligados à todos os setores da sociedade para que a ideia e o foco do Projeto sejam disseminados por todos. 

Para ela, este é um projeto que ficará para além do tempo de cada um frente aos cargos e posições, e que visa trazer à tona a ideia de pertencimento e de cuidado para as cidades. “Esse foi um desafio lançado pela UPF, justamente pela nossa proximidade. Um processo que iniciou em 2018, envolvendo várias pessoas, em um trabalho realmente coletivo. Em 2019 tivemos a aprovação de Lei que nos permitiu ingressar e aderir à Carta. Hoje são 21 cidades nos Brasil, o que nos coloca num grupo muito seleto de cidades e nos cobra uma responsabilidade muito grande. Por isso, temos o compromisso de cumprir os princípios, ouvir a comunidade e ser, de fato, uma cidade educadora”, relatou.

A atividade também contou com a presença da diretora da Faculdade de Educação (Faed), professora Dra. Adriana Dickel, uma das líderes do projeto na UPF, e do diretor da UPF Casca, Me. Henrique Bertosso.