Geral

Centro de Simulação Realística/UPF realiza treinamentos com certificação internacional

17/05/2021

13:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Felipe Pierezãn/Divulgação UPF

Mais de 40 profissionais e estudantes da área da saúde concluíram os cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia e Suporte Básico de Vida

O Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF) realizou, entre os dias 4 e 9 de maio, os cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Básico de Vida (BLS). Mais de 40 profissionais e estudantes da área da saúde participaram dos cursos que contam com certificação AHA (American Heart Association) e foram ministrados pelo professor da Unifesp, Dr. Helio Penna Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência e da AHA no Brasil, em conjunto com docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UPF.

Os cursos têm como objetivo a formação profissional, que habilita a atuação dos participantes em todo mundo por meio da AHA, garantindo assim a segurança no atendimento dos pacientes por eles atendidos, desenvolvendo capacidades como a de identificação de situações de urgência e emergência, de intervenção qualificada e científica, de trabalho em equipe e principalmente da qualidade deste atendimento para salvar vidas. Os professores dos cursos de Medicina e Enfermagem também realizaram processo formativo e avaliativo para se tornarem instrutores AHA da UPF.

As formações são baseadas na simulação de situações reais em práticas, promovendo habilidades técnicas e pessoais, bem como as de liderança de equipes de atendimento. “O curso permitiu aprofundar conhecimentos que adquiri durante o curso de medicina, testá-lo em um ambiente de prática simulada e aprender detalhes que ainda não dominava. Com certeza, me sinto bem mais preparado para efetuar um atendimento em ACLS depois da excelente experiência do curso. Os recursos e infraestrutura oferecidos pelo curso são de excelente qualidade, possibilitando unir de uma maneira excepcional o conteúdo teórico e prático”, destacou Diego André dos Santos, formando de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Os presentes participaram de prova teórica e prática e ao final receberam certificação internacional exclusiva da American Heart Association, em parceria com a Fundação Arnaldo de Carvalho. “Após o curso, posso dizer que me sinto muito mais segura para abordar paciente em PCR (parada cardiorrespiratória) ou ainda em situações cardiovasculares, pois o curso me permitiu aprender de forma muito didática por meio da prática e da simulação de alta fidelidade, principalmente o manejo e forma como liderar uma PCR”, salientou Amanda Taborda, também formanda de Medicina/UFFS.