Fundação UPF

Canal Futura com nova programação

23/03/2017

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Emissora, a qual tem como uma de suas afiliadas a UPFTV, investirá na distribuição digital multiplataforma

Fundado em 22 de setembro de 1997, o Canal Futura tem a missão de contribuir para a formação educacional da população, desenvolvendo as necessidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de toda a sua família. A emissora, que tem como uma de suas afiliadas, há 11 anos, a UPFTV – vinculada à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) –, realizou algumas mudanças na grade de programação nacional, com o objetivo de focar em educadores, jovens e adultos, de forma a investir em distribuição digital multiplataforma.

Conforme o gerente-geral do Futura, João Alegria, o reposicionamento do canal se deve às mudanças que a área da comunicação vêm passando. “O Futura tem observado de perto a dinâmica de transformações no campo da comunicação, e realizado, sempre que necessário, uma revisão de suas escolhas operacionais para não se afastar da sua missão de trabalhar em prol da educação e da transformação social no Brasil. O que acaba de acontecer é mais um desses ajustes: a emissora está tornando-se digital e, consequentemente, mais disponível em diferentes plataformas”, conta.

Além de novas temporadas dos programas tradicionais, como o Um Pé de Quê?, dentre as novidades, estão os programas Show Mambembe; Canal da História; Andante; e Brasil 2050. “A faixa de jornalismo é outro grande destaque, por ser realizada a muitas mãos e por refletir diferentes pontos de vista sobre as questões do país e dos brasileiros”, menciona Alegria.

Parceria de sucesso

A UPFTV é parceira do Canal Futura há mais de uma década. Juntamente com a exibição dos programas do Futura, a emissora gaúcha, atualmente, produz cinco programas, sendo um telejornal diário apresentado ao vivo de segunda a sexta-feira, outros três programas semanais e um programa mensal, exibido por temporada, de abril a novembro.

Segundo João, a UPF é uma parceria importante da construção de um conteúdo que se pretende de grande identificação regional, seja com o que a Universidade contribui para o conteúdo nacional, seja com aquilo que a UPFTV cria e disponibiliza de conteúdo local, constituindo uma comunicação ajustada ao território onde atua. “A UPF e sua equipe têm sido para o Futura um encontro de permanente pensamento crítico sobre nossa jornada em comum, contribuindo para a qualificação de nosso conteúdo e das nossas escolhas”, disse o gerente-geral.

Conforme a supervisora de programação e jornalista da UPFTV Keli Flores, que participou, no dia 15 de fevereiro, na Fundação Roberto Marinho, de uma reunião com gestores do Futura e com representantes de algumas universidades parceiras da emissora, na qual foram debatidas questões sobre a nova programação, quem ganha com as alterações no canal é a comunidade. “Com a nova programação do Futura, definida a partir das mudanças na comunicação ao longo dos anos e a partir de pesquisa que mostra qual é o principal público para o canal, nossa região só têm a ganhar. Conteúdo em diferentes plataformas, o conhecimento da UPF e as ações de Passo Fundo e região terão mais espaço na emissora, e, assim, poderão ser apresentados em todo o país”, relata.

Para assistir a UPFTV em Passo Fundo, basta sintonizar o canal 4 da TV aberta ou o canal 14 da NET. Já em Marau, o acesso se dá pelo canal 54; em Sarandi e em Palmeira das Missões, pelo canal 45; em Soledade, pelo canal 30; e em Carazinho pelo canal 20.