Cultura

Bateraço marca abertura do Conexões Percussivas

26/10/2021

14:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti e Camila Guedes

Evento do curso de Música da UPF conta com apresentações e palestras

A semana da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) começou com a 3ª edição do Conexões Percussivas. Promovido pelo curso de Música, o evento se caracteriza por ser um encontro internacional de percussão, reunindo diversas atividades, como apresentações musicais e palestras. 

A programação iniciou ainda na tarde de segunda-feira (25), no Laboratório de Percussão da FAC, onde ocorreu a palestra “Estratégias para uma Audição de Sucesso”, ministrada pelo professor Douglas Gutjahr, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e do projeto Vida com Arte, da Unisinos. Também houve um bate papo com o egresso João Ritzel.

Pela noite, a abertura oficial contou com o Encontro de Baterias – Bateraço, em que vários bateristas tocaram em frente a FAC. Coordenador do Conexões Percussivas, o professor Me. Marcio Luiz Tolio relata como foi o início das atividades. “O começo do evento foi bastante especial, pois tivemos a palestra do professor Douglas Gutjahr, que falou sobre metodologias de estudo, e do egresso do Laboratório de Percussão, João Ritzel, que conversou sobre a bateria, instrumento que percorre toda a nossa formação. Pra fechar com chave de ouro o dia, teve o Bateraço, evento inédito até a nível de Brasil”, destaca. 

Sincronia dos instrumentos
A apresentação das baterias impressionou o público. Tolio comenta sobre o processo de sincronização dos instrumentos. “O Bateraço é organizado por cinco ‘bateras’ de Santa Maria, que são meus grandes amigos. Eles têm umas trilhas pré-prontas e nos mandam para que a gente possa estudar as estruturas das músicas. As trilhas possuem uma marcação de um instrumento chamado metrônomo, responsável por dar o guia do ritmo e marcar a pulsação da música. Todos nós estudamos as trilhas e no dia tocamos com fones de ouvido, para que tudo fique sincronizado”, disse o professor, complementando que não existe outra maneira de fazer a ação que não seja essa, com todos os participantes de fone de ouvido e tendo uma pulsação regular acontecendo.

Único evento de percussão do ano
Nessa edição, devido a pandemia, o evento tem um caráter regional e objetiva colocar o Laboratório de Percussão da FAC/UPF como um dos grandes propulsores da arte percussiva no Brasil. “O Conexões Percussivas é um marco na história do curso de Música. A nível de estado é o único evento de percussão em 2021”, finaliza Tolio.

O 3º Conexões Percussivas segue até sexta-feira (29). A programação é realizada no Centro de Eventos, Campus I da UPF. Confira:

Terça – 26/10
14h - Percussão, cultura popular e educação: caminhos para a educação musical na escola – Vitinho Manzke
16h - Batucalizando:  Brincadeiras percussivas para crianças – Thales Mazutti Schneider
19h30min - Guri Músico 
21h - Grupo de Percussão UPF

Quarta – 27/10
14h - Como se desenvolver para atuar em um mercado musical em transformação – Michael Penna
16h - Resgatando as origens do baião – Bruno de Césaro
19h - Naipe de Percussão OJRM 
21h - Solistas Percussão UPF

Quinta – 28/10
14h - Poliritmia: um caminho para a fluência na bateria – Hique Bernardon
16h - Do zero à músico de artista nacional – Jonas Jota Viana
19h30min - Atoque de Caixa
21h - Hique Bernardon e Jader Escouto

Sexta – 29/10
14h - Intercâmbio de sonoridades na linguagem artística  –  Consonante Duo
16h - Roda de Tambores
19h30min - Sarau Palavra Percussiva – Consonante Duo
21h - Márcio Kbecinha e Rafa Teixeira - Duo Sul