Pesquisa e Inovação

Aula Magna marca retorno dos programas de pós-graduação do IHCEC

09/03/2023

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Atividade foi realizada na sexta-feira, 03 de março, e contou com pesquisadores convidados

Iniciar um novo semestre é, também, iniciar novos desafios. Para os mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Educação (PPGEdu), História (PPGH) e Letras (PPGL), vinculados ao Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF), a chegada do novo período letivo foi marcada pela Aula Magna "Formação e Universidade", realizada no auditório da Biblioteca Central, localizada no Campus I, em Passo Fundo, na sexta-feira, 03 de março.

Sob mediação do professor Dr. Eldon Muhl, o evento integra a programação do III Ciclo de Debates "Universidade e Formação: O modelo comunitário e regional em perspectiva", organizado pelo PPGEdu. Pró-reitor acadêmico e coordenador do ciclo, o professor Dr. Edison Casagranda pontua a importância de unificar tais ações. “Há muitos anos lutamos pelo reconhecimento das Universidades comunitárias, aquelas que em muitos momentos são esquecidas em meio às particulares e públicas. Hoje, se analisarmos o número apenas das vinculadas ao Rio Grande do Sul já temos mais de 150 mil matrículas. Temos aqui vários colegas que estudam o ensino superior e por isso estamos aqui, para pensarmos e discutir sobre a educação como um bem público e não um produto”, ressalta. 

Além de estudantes e professores dos Programas do IHCEC, participaram da atividade os professores convidados Dr. Pedro Goergen, vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), e a Dra. Nadja Hermann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS). Em sua fala, Gorgen frisa: Não há um futuro a ser buscado e sim construído.

“Como nós podemos competir com máquinas que não precisam ser educadas, de cuidados e se aposentar? A tecnologia e a internet podem ser, por vezes, nossos adversários na missão de educar, mas é nossa tarefa formar cidadãos conscientes e que estejam preparados para o mundo”. 

Diretor do Instituto, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz agradeceu a participação dos convidados, da comunidade acadêmica que prestigiou a atividade presencialmente e os que acompanharam pela transmissão realizada pela UPF On-line no canal do Youtube da Instituição. “Temos orgulho de dizer que mais da metade dos pós-graduandos da Universidade de Passo Fundo são vinculados ao IHCEC. A Aula Magna é uma oportunidade para que, juntamente, discutamos de que forma podemos contribuir onde atuamos. E que bom estarmos reunidos para isso, para pensar essa nova caminhada de formação acadêmica”, finaliza o docente.