Extensão

Arte como terapia para enfrentar o isolamento

04/08/2020

10:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Oficina de Arteterapia permanece com atividades à distância para ajudar a resistir aos tempos difíceis

Em tempos de isolamento, estar com a mente ocupada é importante para mantê-la saudável. Pensando nesse benefício, a Oficina de Arteterapia do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) optou por permanecer com as atividades à distância.

A professora Marilei Teresinha Dal Vesco explica que a oficina adota técnicas de arteterapia para ajudar o público à distância.  "Estamos nos adaptando a uma nova realidade e oportunizando, por meio da arte, para refletir sobre experiências compartilhadas de isolamento", inicia.

Produções são realizadas por meio de desenhos,
de pintura, isogravura e outros processos

As atividades são encaminhadas aos participantes da oficina via WhatsApp todas as quartas-feiras. Elas são desenvolvidas durante a semana e compartilhadas no grupo. As produções são realizadas por meio de desenhos, de pintura, isogravura e outros processos.

Uma das propostas foi a "Poética das árvores que vejo da minha janela". As participantes realizaram registros fotográficos das árvores, a partir das suas janelas. Esses registros serviram de base para que pudessem desenvolver as produções. O suporte utilizado para materializar a atividade foi o verso de caixas de medicamentos. "Acredito que a arte ajuda vivenciar experiências positivas para superar a dor e a tristeza. Ao vivenciar as experiências com arte desperta-se a alegria, o prazer e a positividade diante da vida", afirma a professora.

    Obra produzida na atividade "Poética das árvores
    que vejo da minha janela"

Reflexão
A proposta da atividade surgiu da reflexão de que cada espécie de árvore tem uma função. Além de terem a capacidade de auto cultivar-se, nas plantas a força vem de dentro, manifesta a capacidade de doação de si mesma e se encarrega de "nutrir e proteger" outros seres. 

“Sigo, entusiasmadíssima, realizando propostas. No caminho, encontro outras ideias/sugestões. Estou muito bem, realizando tarefas do lar e os desafios das tarefas de Arteterapia”, conta uma das participantes. Outra integrante do grupo concorda:  “Estou me divertindo muito. Realizo as produções no meu refúgio. As produções simbolizam: isolamento, natureza, fé”. O nome dos participantes da Oficina não é divulgado.

A Oficina de Arteterapia, oferecida por meio do projeto Agência de Artes Visuais, bem como do curso de Artes Visuais e da especialização em Arteterapia, utiliza, normalmente, o espaço pedagógico do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider para desenvolver as ações.

As atividades têm como propósito estabelecer o diálogo com a comunidade por meio de parcerias com os Programas ComSaúde, Projur Mulher e Diversidade e Comunidade Sustentáveis. 

As atividades são desenvolvidas com materiais reutilizados do uso de medicamentos, tais como bula de remédio, caixa de medicamento e blíster. O uso desses materiais tem como objetivo permitir a reflexão sobre o reaproveitamento e, da mesma forma, para o descarte correto de medicamentos.

Que tal experimentar?
A professora Marilei sugere uma atividade para quem deseja ocupar a mente e dar um destino para embalagens de medicamento vazias: 

Criação de mandalas com bulas de remédio

  • A mandalas podem ser desenvolvidas usado rolinhos produzidos com as bulas (conforme a imagem ou de outras formas).
  • Os tamanhos e os formatos podem variar conforme a criatividade mandar. 
Exemplo de colagem dos rolinhos

Para refletir antes de começar
A professora indica o que Jean Shinoda Bolen escreveu a respeito do processo de criação das mandalas:

"O processo de criação das mandalas representa a criação de uma nova cultura onde poder, beleza e mistério coexistem não é algo que possa ser adiado. A arte atemporal de participarmos de círculos, articulada de forma essencial, renova a visão e revela um caminho".