Literatura

Aniversário do Mundo da Leitura promove apresentações artísticas

01/10/2018

17:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura, vinculado ao curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu, no último sábado, dia 29 de setembro, mais uma edição do projeto Arte & Literatura aos Sábados. A atividade foi realizada em comemoração aos 21 anos do Mundo da Leitura. Além de funcionários e acadêmicos da UPF, a comunidade se fez presente, especialmente crianças acompanhadas de seus familiares.

As atividades iniciaram com a apresentação da história Menina bonita do laço de fita, do Teatro Depois da Chuva. De forma divertida e delicada, o grupo abordou assuntos como preconceito, autoestima e amizade. Utilizando-se de objetos, bonecos e variações vocálicas, criou-se uma atmosfera lúdica para a atriz contar essa história com sensibilidade e poesia.

Ana Marques contando a história Menina bonita do laço de fita
Ana Marques contando a história Menina bonita do laço de fita

As coreografias de street dance e hip hop do grupo Slag Crew - Petipa Espaço da Dança envolveram o público com diferentes ritmos. O grupo ficou conhecido com a coreografia Despacito, criada pelo coreógrafo Leonardo Costa e postada em seu canal do YouTube, com mais de 27 milhões de visualizações.

Grupo de dança Slag Crew, da Petipa Espaço de Dança

A tarde festiva também abriu espaço para a cultura popular. Os integrantes do grupo Capoeira Angola Palmares tocaram instrumentos típicos, como berimbau atabaque e pandeiro, que acompanharam os movimentos de capoeira.

Apresentação do Grupo Capoeira Angola Palmares

A comemoração de aniversário também trouxe um recital de poesias apresentado pelo Bandinho de Letras/UPF e a exposição de trabalhos dos alunos dos cursos de Artes Visuais da UPF (Licenciatura e Bacharelado).

Exposição - Curso de Artes Visuais

O projeto Arte & Literatura aos sábados foi criado pelo Mundo da Leitura e tem como objetivo oferecer atividades relacionadas à arte e à literatura. As atividades são gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.

Mundo da Leitura
O Mundo da Leitura foi criado em 1999 e tem como objetivo formar leitores de textos literários em múltiplas linguagens. É um espaço gratuito e aberto para a comunidade de Passo Fundo e região. No início de cada semestre, abrem-se as inscrições para a modalidade de visitas agendadas pelas escolas públicas ou privadas. As visitas têm duração de duas horas e são oferecidas para turmas de educação infantil, do ensino fundamental, médio e superior, comportando um número máximo de 30 alunos por grupo. “Os leitores podem usufruir de todo o acervo do Centro no local e também têm a oportunidade de levar livros para ler em casa gratuitamente. Para permanecer sozinho no espaço, o leitor deve ter idade igual ou superior a dez anos, nos turnos da manhã e tarde; no turno da noite, a idade mínima para permanecer sozinho é de 14 anos. Os demais leitores poderão visitar o Mundo da Leitura acompanhados dos pais, familiares ou responsáveis”, ressaltou a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino, coordenadora do Mundo da Leitura e professora do curso de Letras. 

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, nos três turnos: pela manhã, das 8h às 12h; à tarde, das 13h30min às 17h30min; e à noite, das 18h30min às 22h20min.  Aos sábados, o espaço abre das 8h às 12h.