Universidade

Animação, expectativa... Interação!

22/10/2019

14:12

Por: Caroline Simor

Fotos: Leonardo Andreoli

Universidade de Passo Fundo abre as portas para receber estudantes de escolas públicas e privadas de toda a região

O momento de escolha da profissão é cercado de dúvidas, receios e incertezas. Até a decisão final, tudo pode acontecer. Por isso, a Universidade de Passo Fundo promove, há 13 anos, o Interação UPF, recebendo estudantes de escolas públicas e privadas de toda a região para três dias de imersão nos cursos, laboratórios, espaços e possibilidades de vivências que uma universidade proporciona. A programação iniciou na manhã desta terça-feira (22) e segue até quinta-feira, dia 24, no Campus I. Mais de 5 mil estudantes participam da atividade.

Divididos por grupos e por áreas de interesse, os estudantes conhecem a estrutura da Universidade e são recebidos por professores, funcionários e acadêmicos nos cursos oferecidos pela Instituição.

A Reitoria marcou presença na abertura do evento. Dando as boas-vindas e agradecendo a participação, os reitores destacaram os diferenciais da Universidade, as possibilidades de ingresso, os benefícios financeiros e a grandiosidade da UPF. Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a alegria do Interação é contagiante e traz uma renovação para o Campus. “Desejamos que todos possam fazer parte dessa história, vivendo intensamente a Universidade, convivendo e participando da construção do conhecimento. Esse é o momento de viver grandes acontecimentos na escolha da profissão e, principalmente, na escolha de ser, além de um bom profissional, também um sujeito de transformação da sociedade”, destacou. Além da reitora, estiveram presentes os vice-reitores de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; e Administrativo, Dr. Cristiano Cervi.

Para Tiago Vinicius Rech, de Sarandi, a estrutura da UPF é o que mais chama atenção e, por isso, ele se inscreveu no Interação. Futuro acadêmico de Agronomia, ele quer aproveitar o dia para conhecer a parte prática da Instituição. “Pretendo cursar Agronomia e sei que a UPF tem ótimos laboratórios. Então, minha ideia é conhecer, conversar com os professores e ter condições de tomar a melhor decisão”, pontuou.

Três dias de agito
A programação do Interação se estende até quinta-feira, dia 24. Além de atividades para os estudantes, os professores também contam com atividades específicas.

7h30min – Recepção e conferência de cadastros
8h45min – Início das visitas guiadas
11h30min – Intervalo 
13h30min – Retomada de visitas
17h15min – Encerramento de visitas nas Unidades Acadêmicas

Vestibular de Verão
Nesta edição do Vestibular de Verão, a Instituição oferece 57 cursos, em sete áreas do conhecimento: tecnologia; engenharia, arquitetura e exatas; saúde e bem-estar; ciências agrárias e biológicas; comunicação e artes; ciências sociais aplicadas; e educação e humanidades. 

A prova será na sexta-feira, dia 15 de novembro, às 14 horas, com novidades. Com exceção do curso de Medicina, todos os outros terão prova única de redação. As provas serão aplicadas no Campus I da UPF e também nos campi de Carazinho, Casca, Soledade, Lagoa Vermelha e Sarandi. Para esses cursos, no momento da inscrição, o candidato poderá escolher o campus onde deseja realizar a prova, independentemente do campus onde o curso é oferecido.

Os candidatos ao curso de Medicina seguem fazendo a prova completa, que será realizada apenas no Campus I, em Passo Fundo. A prova inclui questões de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro pelo site vestibular.upf.br. O valor para os candidatos ao curso de Medicina é de R$ 200,00 e, para os candidatos aos demais cursos, de R$ 40,00. Os candidatos poderão utilizar as estruturas da Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, e das secretarias dos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade para realizar sua inscrição.