Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
No dia 14 de outubro, um grupo de acadêmicos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cooperativas, do Campus Soledade, acompanhados pela professora Ana Claudia Machado Padilha, teve a oportunidade de conhecer o surfista, médico e empreendedor Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, fundador da Mormaii. A marca tem seu nome inspirado na fusão dos nomes Morongo e Maira, sua primeira esposa, e Hawaii, praia berço do surf.
O surfista também é conhecido pelo apelido de “Dr. Mormaii”, pois abandonou a carreira de pediatra para se dedicar à confecção de roupas de alta tecnologia, resistentes às correntes frias dos mares de Santa Catarina. A marca é reconhecida por mais de uma centena de produtos que atendem às categorias surf, mergulho, skate, fitness, moda praia e bicicletas, além de produtos como óculos, relógios e chinelos, entre outros, tornando a Mormaii a maior marca de esportes livres do Brasil.
Dentre os muitos aspectos evidenciados em sua fala, o presidente da empresa destacou que empresas são pessoas. “Se você for um bom administrador, conhece o ser humano, portanto, é só saber mexer com o seu material mais sagrado: os colaboradores. Pessoas certas no lugar certo é o segredo. Passei três anos em uma volta ao mundo num catamarã e, quando voltei, a minha empresa estava bem melhor. O grande desafio é o desapego, você tem que delegar às pessoas certas!”, contou Marco Aurélio.
Sobre o caminho para o sucesso no mundo dos negócios, Morongo simplificou: “Se você tiver vontade para realizar, você alcança o seu objetivo. Se eu consegui construir uma empresa em um local, a princípio sem água nem luz, qualquer um consegue”, comentou.
Acadêmicos conheceram Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, fundador da Mormaii
Experiência enriquecedora
Conforme a professora Ana Claudia, essas iniciativas de visita às empresas como a Mormaii enriquecem ainda mais o conhecimento dos alunos e oferecem novas formas de repensar as organizações nas quais o lucro é importante, mas, também, a necessidade de satisfação e bem-estar dos funcionários.
A aluna Ciara Paranhos Petter, do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cooperativas, considerou a experiência uma das mais gratificantes das quais participou em sua formação acadêmica. “Foi uma lição de empreendedorismo muito forte enfatizada pelo Morongo, que salientou a importância de se encontrar o equilíbrio entre a emoção e a razão na direção da performance dos negócios, sem esquecer do ser humano, da razão de existir de qualquer coisa que se mantenha viva”, relatou.
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