Ensino

Ajude o “Hospital do Ursinho”

09/03/2020

10:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/AI Notre Dame

Atividades são realizadas pelos acadêmicos do curso de Medicina nas escolas de Passo Fundo

Desenvolvido no curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto “Hospital do Ursinho” atua na familiarização das crianças com o ambiente hospitalar e procedimentos, orientando sobre saúde, higiene e alimentação com ação na prevenção de doenças. A iniciativa, que objetiva reduzir o medo que as crianças podem ter dos profissionais de saúde, quer ser levada para as escolas públicas do município. Para isso acontecer, foi criada uma campanha em que a comunidade está convidada a participar.

Interessados podem fazer doações de ursinhos de pelúcia, luvas, toucas, máscaras, itens para curativos, entre outros materiais. Mais informações podem ser obtidas em contato pelo WhatsApp com os coordenadores Érica De La Torre (98159-2808), Trévor Testa (99922-8576) e Bianca Schneider (99119-4898).

Hospital do Ursinho
O “Hospital do Ursinho” ou “Teddy Bear Hospital” foi criado, no final da década de 1990, na Áustria, e vem sendo difundido pela Federação Internacional dos Estudantes de Medicina (IFMSA-Brasil) na tentativa de reduzir a questão da iatrofobia – medo de médicos – infantil e de promover a inclusão das crianças, de um modo lúdico, nas diversas fases de um atendimento hospitalar.

Desse modo, possibilita-se certa desmistificação e ressignificação acerca do atendimento médico, assim como um aprimoramento na relação médico-paciente e da humanização dos acadêmicos participantes; com a percepção de que as crianças têm condições de se expressar, ainda que sejam pequenas.

A dinâmica do Teddy Bear Hospital conduz a criança por um circuito coordenado, permitindo vivenciar junto ao seu novo urso diversas encenações lúdicas do processo de tratamento, tais como recepção, atendimento clínico, farmácia, exames, curativos, cirurgia, dentre outras.