Geral

Agenda 2030 completa 7 anos: conheça as ações da UPF que contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

23/09/2022

16:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Infográfico: Marcus Freitas/Nexjor e Tainá Binelo/AI UPF

Estabelecida em 25 de setembro de 2015 pela Organização das Nações Unidas, a agenda é adotada por 193 países e busca um futuro saudável para o mundo

Como você imagina o planeta Terra daqui a 15 anos? Foi essa a questão levantada pelos integrantes da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 25 de setembro de 2015. Com participação de 193 estados membros, o evento foi o ponto inicial para a criação da Agenda 2030, plano que firma o compromisso dos países em adotarem medidas abrangentes e essenciais para garantir um futuro saudável para a comunidade mundial. 

Para mapear o caminho que viria a ser seguido, criou-se os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e muitas outras pautas fazem parte da lista adotada em diversos países, inclusive no Brasil. Dentro de cada ODS, existem indicadores que auxiliam na execução dos mesmos, funcionando como um “passo-a-passo” de como alcançar o sucesso nessa missão. 

Desde 2018, a Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve ações voltadas aos ODS em seus quatro eixos: ensino, pesquisa, extensão e inovação. É também tarefa das instituições de ensino contribuir para uma vida digna, com direitos e justiça para todos. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) tem o potencial de capacitar os acadêmicos para conhecerem e se tornarem atores importantes no dever de responder às complexas questões sociais e ambientais do mundo atual. 

As ações desenvolvidas pela UPF relacionadas aos Objetivos foram destaques no Impact Rankings 2022, publicação feita pelo Times Higher Education (THE). O THE é uma das mais respeitadas publicações de ranqueamento de universidades no mundo e, nesta listagem, classifica pouco mais de 1,4 mil instituições de todo o globo.

Na prática 
 

Comunidade acadêmica desenvolve projetos de extensão alinhados aos ODS


Inaugurado em agosto de 2021, o Green Office é uma das estruturas que colabora com a presença dos ODS na UPF. Em busca da promoção da sustentabilidade e da ação climática, ele auxilia financiando projetos, promovendo atividades e divulgando os Objetivos como um todo. Coordenado pela professora Dra. Luciana Brandli, o Centro Acadêmico de Sustentabilidade é o terceiro inaugurado fora da Europa, continente onde o modelo de escritório foi criado. 

Instalação de cisternas em escolas públicas de Passo Fundo; jardim medicinal do corpo humano no Campus I; atividades nas Feiras Ecológicas de Passo Fundo; elaboração de materiais educativos sobre o cenário climático do futuro: essas são apenas algumas das atividades desenvolvidas com auxílio do Green Office tendo em foco os ODS. Para Brandli, focar nos Objetivos é buscar fazer e ser a diferença.

“Alcançar os ODS faz a diferença para todos uma vez que esta é uma agenda que busca promover o progresso para a humanidade, especialmente em cinco áreas: Pessoas; Planeta; Prosperidade; Paz e Parcerias”, pontua a docente. 

Segundo a coordenadora, a Universidade encontra-se em uma posição privilegiada para contribuir para a transformação rumo a uma sociedade sustentável. “A ONU faz um chamado para a ação e convida todos a assumirem esse compromisso: governos, empresas, cidadãos e inclusive, as universidades  que são as formadoras dos cidadãos de hoje e da sociedade do futuro”, comenta. 

Brandli coordena o Green Office

Durante o mês de agosto, o Green Office promoveu a 1ª Gincana GO ODS, onde os Objetivos foram o tema principal. “A ação reuniu estudantes, professores, funcionários e empresas do Parque Tecnológico. Além disso, promovemos aulas para o Centro de Ensino Médio Integrado UPF e palestras para os cursos de graduação. Ainda, estamos elaborando um mapa do Campus I da UPF onde serão mapeados pontos onde vemos a contribuição para os ODS”, ressalta Luciana. 

Ao abordar as demais ações em que a Universidade enquadra-se nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a professora aponta que, direta ou indiretamente, a Instituição contribuiu com todos. “Ainda assim, podemos destacar os ODS mais consolidados como o ODS 7 - “Energia limpa e acessível", que é visível no Campus, no parque de energia solar da UPF; o ODS 15 - “Vida na Terra”, que é favorecido pela presença das Áreas de Preservação Permanente no Campus e também com a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade; o ODS 13 - “Ação contra a mudança global do clima”, que agora é muito abordado na atuação do nosso Green Office”, diz.

“Todo mundo pode fazer a sua parte, temos que pensar num mundo melhor para todos”, lembra Brandli. Acompanhe as ações do escritório nas redes sociais @greenofficeupf

Extensão do conhecimento


Um dos pilares da UPF, a extensão possibilita que acadêmicos e professores coloquem em prática o conhecimento gerado em sala de aula, colaborando com a comunidade local. Os cerca de 70 projetos institucionalizados são divididos em seis áreas: Comunidades e Territórios Sustentáveis; Territórios da Cultura, Arte e Comunicação; Territórios da Cidadania, Direitos Humanos e Cultura da Paz; Territórios da Educação e da Formação Humana; Territórios da Saúde e do Cuidado e Territórios da Inovação, Produção e Trabalho.

Nestes, a Universidade também contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Exemplos disso são os projetos vinculados a Escola de Ciências Jurídicas (ECJ) Balcão do Imigrante (ODS 10 – Redução das Desigualdades), Balcão do Trabalhador (ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico) e o Projur Mulher (ODS 5 – Igualdade de Gênero). No infográfico você pode conferir quantitativamente a ação dos projetos, como e em quais ODS se enquadram: