Universidade

Ações diárias e coletivas para valorizar a vida

10/09/2021

15:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Movimentação interna e externa coloca em pauta o Setembro Amarelo na UPF

A Campanha Setembro Amarelo repercute em diferentes espaços e de diferentes formas e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) apoia a iniciativa de maneira contínua, ao longo do ano, por meio de ações institucionais. A diversidade presente na Universidade contempla ações que permeiam os acadêmicos, os profissionais vinculados à Instituição e a própria comunidade externa no debate voltado à valorização da vida. Por isso, atividades que valorizam a vida estão sempre em pauta.

De acordo com Emanuele Fossatti, psicóloga da Divisão de Gestão de Pessoas, especialmente no mês da campanha, com o objetivo de sensibilizar o público interno e externo, além da iluminação do pórtico central, também foram realizadas ações de comunicação nas redes sociais da Instituição. A ideia é ressaltar a importância do cuidado mútuo, do acolhimento e do afeto nas relações que ocorrem dentro e fora da Universidade.

Ela pondera que falar sobre o Setembro Amarelo requer implicações coletivas, uma vez que pensar formas de lidar com essa pauta é também buscar construir uma sociedade mais inclusiva e mais consciente. “Campanhas como o Setembro Amarelo buscam dar relevância e abrangência a temas relacionados à saúde mental para que conquistem espaços de discussão e fortalecimento de práticas para além dos meses temáticos. Neste contexto, a Instituição conta com diversos espaços de escuta e acolhimento, os quais reforçam o apoio institucional em pautas como as abordadas pela campanha de valorização da vida, representada pelo Setembro Amarelo”, observa, lembrando que um destes espaços, chamado de Espaço de Prosa, foi pensado especialmente para propiciar momentos de diálogo entre aqueles que desejam compartilhar, de modo coletivo, seus saberes e experiências.

Para a psicóloga Patrycia Sbeghen Zanatta, que também atua na Divisão de Gestão de Pessoas, o intuito da campanha é alcançar uma abrangência dentro e fora da Universidade, na qual seja possível dialogar e comunicar a pauta de saúde mental oferecendo informações que promovam saúde, bem como divulgar orientações que contemplem canais de acesso a espaços de cuidado oferecidos pela Universidade. “O Setembro Amarelo tem como princípio semear a construção de redes de cuidado no contexto micro, das relações dos sujeitos na sua vivência cotidiana e no contexto macro, envolvendo demais instituições, órgãos e entidades que atuam em prol de ações de cuidado”, salienta.

Valorizar a vida e as pequenas conquistas diárias

Parte da equipe que atua na campanha, a professora Dra. Maristela Piva participou de encontros. Incentivadora do pensamento que torna especial e importante qualquer momento da vida, seja ele positivo ou não, ela traz uma mensagem sobre a data e reforça a importância de, coletiva e individualmente, cuidarmos da saúde mental.