Geral

Ação na UPF destaca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27/07/2022

10:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Funcionários participaram de atividade que ressaltou o quão importante é prevenir acidentes nos ambientes de trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é sempre lembrado na data de 27 de julho. Como forma de debater a importância dos funcionários na prevenção de acidentes, a Divisão de Gestão de Pessoas (DGP) da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveram uma ação de sensibilização na manhã desta quarta-feira, que é o Dia D da campanha “Encorajar”.

A atividade foi constituída pela visita nos setores da UPF, onde as equipes da DGP e do SESMT passaram informações sobre ter um ambiente seguro de trabalho. Dentre as dicas, é preciso manter o local de trabalho organizado e limpo; ter uma postura e medidas ergonômicas; reportar as condições ou situações que apresentem risco à integridade; não fumar; e caso aconteça algum acidente, informar ao SESMT para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Os funcionários ainda participaram de uma dinâmica na qual, ao abrirem uma caixa com a frase “veja aqui o maior responsável pela segurança do trabalho”, se deparavam com um espelho, em uma referência de que cada um é responsável pela sua segurança e dos próprios colegas.   

É importante cuidar da saúde
A campanha “Encorajar” é desenvolvida pela Divisão de Gestão de Pessoas e objetiva incentivar a comunidade acadêmica no cuidado com a saúde por meio da abordagem de diversos temas. A proposta, que liga 12 tonalidades com os 12 meses do ano, já debateu, no Julho Amarelo, as hepatites virais; no Junho Vermelho, a doação de sangue; e, no Maio Amarelo, propôs uma reflexão para a redução de acidentes de trânsito.

O Abril Verde foi dedicado à saúde e segurança no ambiente de trabalho, o Março Azul Marinho discutiu o câncer colorretal e o Fevereiro Roxo trouxe a conversa sobre as doenças crônicas, como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. O ano de 2022 começou com o Janeiro Branco, quando os funcionários, professores e estagiários remunerados foram alertados a respeito da saúde mental e emocional.