Ensino

Acadêmicos do curso de Agronomia realizam viagem de estudos ao Centro-Oeste brasileiro

26/03/2019

09:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acompanhados pelo professor Dr. Walter Boller, acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram uma viagem de estudos de 16 a 23 de março. Ao todo, eles percorreram 3.400km entre municípios do Mato Grosso do Sul e do Oeste do Paraná. 

Segundo Boller, o objetivo dessa viagem foi conhecer e estudar “in loco” as cadeias produtivas, os sistemas de produção; características morfofisiológicas; exigências de clima e solo; implantação; tratos culturais; colheita; beneficiamento e armazenagem; industrialização; e utilização (alimentação, fibras e energia) das culturas de algodão, cana, café e mandioca, que na sua maioria não são cultivadas no Rio Grande do Sul.

Foram realizadas visitas à Fazenda Planalto, do grupo SLC Agrícola, localizada no município de Costa Rica (MS), à usina de álcool da IACO, em Chapadão do Sul (MS), à Unidade de beneficiamento de algodão da Cooperativa COPASUL, em Maracajú (MS), ao auditório da COPASUL em Naviraí (MS), com explanação sobre o cultivo da mandioca, além de uma visita à uma Fiação e à uma Fecularia, oportunidade em que puderam degustar alimentos produzidos com fécula de mandioca, como a “chipa”.

Em Jesuítas (PR), os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura do café. Foram demonstradas as diversas fases da produção de mudas de alta qualidade até o manejo da cultura na lavoura. O grupo também visitou uma Unidade de Recebimento e Beneficiamento de café da Cooperativa Copacol, onde foram demonstradas as etapas do processo de classificação do café.  

Para finalizar a viagem em Cafelândia (PR) eles visitaram um piscicultor integrado da Cooperativa Copacol, onde foi explicado o manejo dos peixes, desde a formação de um tanque até a despesca e o Centro de Pesquisas Agrícolas (CPA) da Copacol. Lá, eles foram recebidos pelo colega Engenheiro Agrônomo Tiago Madalosso e equipe, todos egressos do curso de Agronomia da UPF. 
“Ao finalizarmos essa expedição, podemos fazer um balanço muito positivo dessa atividade que proporcionou aos nossos acadêmicos de Agronomia numerosas vivências e experiências, de natureza técnica e também humana”, destacou o professor Boller.