Ensino

Acadêmicos da UPF são classificados para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Informática

19/09/2019

14:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos Adrian Cerbaro e Geanfrancesco Fiorini, do 2º nível do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), estão classificados para a etapa final - Fase 3 nacional - da XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2019), na modalidade programação de computadores, nível Sênior, para estudantes que estão cursando até o primeiro ano do ensino superior. 

O responsável pela sede da OBI na UPF, professor Me. Eder Pazinatto, destaca a participação e o desempenho dos estudantes. "A competição iniciou no mês de maio e esses estudantes passaram com bom desempenho nas duas fases anteriores – local e estadual – para obter a classificação para a final nacional", afirma. 

Pazinatto destaca o excelente ensino no curso de Ciência da Computação da UPF, pois apenas 15 competidores do Rio Grande do Sul alcançaram a classificação para a final nacional. Desses, apenas os alunos da UPF não pertencem a instituições federais de ensino.  “Fiquei feliz por ter conseguido ir para a final”, contou o finalista Fiorini. 

Já o acadêmico Cerbaro destaca que a preparação para a Olimpíada começou no início do ano. “Antes de entrar no curso, não conhecia a OBI, mas assim que entrei, conheci o desafio e comecei a preparação. Gostei do método que eles têm de incentivar o estudante a aprender, a correr atrás de programação, o que ocorre por meio de uma competição saudável que leva à evolução no aprendizado. Por meio de uma plataforma on-line, a gente vai se preparando, porque lá tem vários problemas parecidos com os da OBI, então, vamos criando e submetendo os códigos para ver se a solução está correta, e se tiver errado, a gente vai atrás, pesquisa para solucionar o problema”, contou Cerbaro. 

Este é o terceiro ano seguido que a UPF tem alunos classificados para a fase final da OBI. A prova da fase final vai ocorrer no sábado, dia 21 de setembro.

Sobre a OBI 2019 
As atividades da OBI são realizadas pelo projeto Z Coders, que integra o programa de extensão Conexões Tecnológicas e tem o objetivo de capacitar jovens do Ensino Médio de Passo Fundo e Região em tecnologia da informação, aproximando-os do mercado de trabalho na área tecnológica e estimulando a participação de jovens em programação competitiva.

A OBI é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), já está em sua 21ª edição e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante para a formação básica, por meio de uma competição que envolve desafio e programação de computadores.