Geral

Acadêmicos da UPF passam a utilizar e-mail da plataforma Google

24/08/2017

17:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo, a partir de segunda-feira, dia 28 de agosto, passa a disponibilizar à plataforma G Suite for Education da Google a todos os seus alunos. Uma ação tecnológica importante disponível a professores, funcionários e alunos que passarão a compartilhar e a aprender de maneira colaborativa e inovadora. 

O projeto para a implantação da plataforma foi conduzido pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da UPF, que, inicialmente, fez um mapeamento do cenário atual para identificar problemas e desafios. Posteriormente foi feito um estudo comparativo com as universidades vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung) e as diversas alternativas encontradas foram avaliadas.

De acordo com o gerente da Divisão, Gilberto Gampert, vários aspectos foram levados em consideração para a definição da plataforma, dentre eles: a facilidade de implantação e manutenção, a quantidade de recursos disponibilizados, a segurança e o custo. 

A migração para a nova plataforma ocorreu em fases, primeiramente com o contato da equipe técnica da DTI, em seguida, foram contemplados formadores de opinião, depois, os técnicos administrativos, docentes e, finalmente os discentes. O foco inicial foi nas funcionalidades básicas do Google G Suite for Education: Gmail (e-mail), Calendário, Hangouts (mensagens instantâneas), Contatos e Google Drive (armazenamento na nuvem). “Nós tínhamos uma ferramenta de e-mail ultrapassada e com interface deficitária, estamos mudando para a plataforma Google G Suite, armazenada na nuvem, que vai além do e-mail, é uma nova forma de trabalhar, integrada e colaborativa”, explicou.

A ferramenta Google Docs permite o trabalho colaborativo, ou seja, que um arquivo possa ser produzido em conjunto em tempo real ficando armazenado na nuvem. A facilidade de comunicação para pesquisar e encontrar e-mails, arquivos e contatos também é destaque na nova ferramenta, além do Hangouts que facilita a comunicação interna. Além disso, a identificação de cada e-mail continuará a mesma do acadêmico, a mudança será que para acessá-lo é preciso entrar na página do Gmail.

De acordo com Gampert, os aplicativos, disponibilizados a toda comunidade, irão promover um sistema de trabalho muito mais eficiente ao incentivar a colaboração, o compartilhamento e a comunicação. Não se trata apenas de um projeto de inovação tecnológica, mas sim de uma mudança em nossa cultura de trabalho. “O novo e-mail corporativo da UPF, com acesso e administração por mecanismos iguais aos do Gmail que todos conhecemos, customizados para o ambiente da Universidade, poderá ser acessado de qualquer lugar em que se esteja e a partir de qualquer dispositivo: celulares, tablets e desktops”, explicou. 

Como ferramenta de apoio para a Educação, a Google disponibiliza a ferramenta Classroom, é uma plataforma colaborativa para os professores com objetivo de ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e melhorar a comunicação com os alunos.
Estas novidades são chave de acesso às ferramentas de produtividade, comunicação e colaboração da Google no universo da UPF.

Dúvidas e informações

O novo e-mail corporativo da UPF poderá ser acessado de qualquer lugar em que se esteja e a partir de qualquer dispositivo: celulares, tablets e desktops. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail chamados@upf.br ou pelo telefone (54)3316-8250. Mais informações www.projetogoogle.upf.br

INSCREVA-SE