Geral

Acadêmica do curso de Jornalismo entrevista vice-presidente da República

29/03/2021

17:30

Por: Assessoria de Imprensa

A acadêmica de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), Vanessa Elisa Ritter, entrevistou, em videoconferência, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, durante sua participação no programa “Por dentro da Amazônia”. O programa que foi ao ar na segunda-feira, 29 de março, na Rádio Nacional AM e também no canal do vice-presidente no YouTube, abordou questões sobre a Operação Verde Brasil 2, desmatamento, queimadas e Covid-19 na Amazônia.

Em sua fala, a aluna de Jornalismo da UPF, que está no do 7º semestre, questionou sobre a eficiência da Operação Verde Brasil 2 na Amazônia, onde foram gastos mais de R$ 500 milhões para conter o desmatamento e combater incêndios, e mesmo assim, foi registrado em 2020 o maior desmatamento dos últimos 12 anos. Mourão enfatizou que a operação não foi um gasto, mas sim um investimento ambiental. Em vigor desde a segunda quinzena de maio de 2020, os resultados começaram a aparecer.

Segundo o vice-presidente, a redução do desmatamento ilegal está na ordem de 23%, foram realizadas grandes quantidades de apreensões de materiais e madeiras ilegais, além de mais de R$ 3 bilhões em multas aplicadas. “Temos que reduzir esse número até chegarmos no objetivo inicial zero de desmatamento ilegal. Uma nova fase vai começar com o Plano Amazônia 2021/2022”, disse Mourão, lembrando durante a resposta que a aluna é sua conterrânea e de sua ligação e proximidade com o Rio Grande do Sul e com Passo Fundo.

O convite para participação do programa foi realizado ao curso de Jornalismo, por meio da professora Me. Nadja Hartmann, pelo assessor do vice-presidente, coronel Alexandre Scholtz. Além de Vanessa, participaram o professor Guilhardes de Jesus Júnior, da Universidade Estadual de Santa Cruz - BA, Rafael Salgado, da Universidade Federal do Amazonas e o pesquisador em comunicação Jairo Faria, pela Universidade de Brasília. 

Para Vanessa, participar do programa foi uma oportunidade única. “Foi uma experiência incrível ainda na faculdade poder entrevistar o vice-presidente da República. Um momento que, com certeza, enriquece meu aprendizado como jornalista e fica marcado na minha trajetória. Agradeço a professora Nadja e ao coronel Alexandre pela grande oportunidade!”, afirma Vanessa.