Pesquisa e Inovação

Acadêmica da UPF pesquisa sobre micotoxinas em frango de corte

22/04/2019

10:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O milho é a base da dieta na alimentação avícola, fornecido às aves em forma de ração. A contaminação do milho por micotoxinas ocorre, principalmente, durante a fase de cultivo do grão e nas etapas de processamento, com isso, se não houver um bom manejo pode contaminar a ração fornecida aos frangos em criação de corte. Para entender melhor este processo, a acadêmica do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF), Franciane Siqueira, sob orientação da Dra. Alana Neto Zoch, está desenvolvendo um estudo com a finalidade de compilar os principais métodos analíticos para detecção de micotoxinas neste processo. O trabalho é desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Científica do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg).

Conforme a acadêmica, as micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos toxigênicos os quais causam danos à saúde dos humanos e, também, dos animais. Em sua pesquisa, Franciane aponta as principais patologias causadas nas aves devido a contaminação por micotoxinas e os reflexos que esse problema pode causar no desempenho e na qualidade da carne, e, consequentemente, o impacto na cadeia de produção e na economia.

De acordo com ela, cada vez mais se faz necessário o uso de técnicas de detecção que sejam rápidos, práticos e eficazes para garantir o processo e controlar a qualidade do alimento que é fornecido ao frango a fim de minimizar as perdas com a não conformidade do produto. “Espero que os dados levantados forneçam um panorama em relação ao problema de contaminação do frango por micotoxinas, identificando etapas da cadeia onde ele tem sido detectado com maior frequência, quais os prejuízos ao setor produtivo têm sido encontrados, e, com isso, auxiliar na tomada de decisões para mitigar esta situação”, pontua ela.